Um economista chinês e diretor assistente do Instituto Monetário Internacional da Universidade Renmin, Qu Qiang, previu que “Todos nós vamos morrer” se o bitcoin se tornar amplamente adotado como moeda. Ele prevê que nossa sociedade cairá em “uma espiral mortal de deflação”, observando que “toda a sociedade vai encolher e explodir”.

“Todos nós iremos morrer se o bitcoin for amplamente adotado”, prevê o economista chinês
Fonte: twitter.com/HaileyLennonBTC

O meme veio pronto

Um diretor assistente do Instituto Monetário Internacional da Universidade Renmin, Qu Qiang, foi entrevistado na CGTN sobre bitcoin. A CGTN é propriedade da mídia estatal chinesa China Central Television (CCTV). O vídeo de sua entrevista foi compartilhado no Twitter na quinta-feira por Hailey Lennon, que disse que entrou em seu quarto de hotel e estava passando na TV.

Perguntaram a Qu: “Você pode me dar o pior cenário, que tipo de choque sistêmico isso causaria ao sistema financeiro atual se o bitcoin fosse amplamente utilizado na China ou no resto do mundo?” Ele respondeu:

“Eu posso te dizer exatamente o que vai acontecer ... Todos nós vamos morrer. Isto não é uma piada”.

Sua resposta foi o que chamou de “O pior cenário ou o cenário obrigatório” que acontecerá se o bitcoin se tornar “o tipo de moeda definitivo” e “adotado por toda a sociedade humana”.

Qu então apontou que “Bitcoin tem um número total muito, muito restrito e limitado, o que significa que esta é uma moeda de deflação”, observando que não aumentará a quantidade à medida que o desenvolvimento humano cresce.

Consequentemente, ele afirmou que, com a adoção do bitcoin, nossa sociedade entrará em “uma espiral mortal de deflação”. Ele elaborou: “A sociedade inteira vai encolher e explodir. Isso foi o que aconteceu no final da dinastia Ming, quando eles estavam com pouca prata”.

Qu formou-se e recebeu seu doutorado em economia pela Universidade Renmin da China, onde agora é professor e orientador de doutorado. Atualmente, ele atua como supervisor externo do Banco de Pequim e do Banco Industrial e Comercial da China (ICBC). Entre os vários cargos que ocupa está o de diretor do Centro de Pesquisa de Política Financeira da China, um importante centro de pesquisa de ciências humanas e sociais do Ministério da Educação da China.

Após as declarações exageradas de Qu, não só os colegas comentaristas ficaram sem jeito, ninguém entendeu nada! Os comentários na internet foram os mais diversos. Teve gente tentando explicar a situação do colapso da dinastia Ming, alguns chamaram isso de “FUD definitivo” e “propaganda sensacionalista do estado”, e outros só conseguiram dar risada mesmo. 

Será que amanhã teremos uma queda expressiva do bitcoin por conta disso? Esperaremos para ver. 
Acompanhe nosso grupo do Telegram para ficar ligado nessas notícias catastróficas.

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br