Cointimes
Altcoins

Transações por bloco de Monero quase dobram, mas por quê?

Moeda de monero ao fundo gráficos de trade

Nas últimas 24 horas, o mercado de criptomoedas mais uma vez subiu com a recuperação do Bitcoin nas exchanges. No entanto, o que pode ter passado despercebido foi o aumento incomum dos fundamentos do Monero (XMR), independentemente do que o Bitcoin tenha feito.

As transações diárias do Monero relataram um grande aumento nos últimos dias. De acordo com os dados fornecidos pelo explorador de blocos do LocalMonero, o número de transações por bloco ficou entre 20 e 30 após a queda de maio. No entanto, dada a recuperação que empurrou o preço do Monero em pelo menos 15% nos últimos dias, as transações médias diárias por bloco também aceleraram em um ritmo surpreendente.

O pico acima mencionado é claramente visível no seguinte gráfico:

Média diária de transações por bloco. Fonte: LocalMonero.

De acordo com o mesmo site, as transações do Monero por bloco estavam limitadas a 26,3 transações em 21 de julho, mas houve um aumento repentino no dia seguinte, levando o número para 47,2 – quase o dobro do observado no dia anterior. Até o momento da publicação, o pico foi marcado em 59,1 transações.

Curiosamente, o referido aumento nas transações ocorreu apesar dos esforços feitos para tornar o Monero rastreável. No ano passado, a CipherTrace anunciou o depósito de duas patentes de tecnologias capazes de rastrear transações para Monero. No entanto, de acordo com uma pesquisa da Carnegie Mellon University, apenas 30% das transações XMR seriam realmente rastreáveis se, por algum motivo vazassem as view keys dos usuários de XMR , em comparação com 99,95% das transações de Zcash.

Isso acontece devido a falta de padrão na quantidade de assinantes das assinaturas em anel no começo do desenvolvimento da Monero, entretanto, a rede atualmente conta com assinaturas em anel fixas e obrigatórias. De acordo com a pesquisa, que não foi revisada por pares, a precisão heurística de análises feitas pelo estudo caiu em 3x desde a atualização da rede em abril de 2017.

Transações possivelmente rastreáveis de XMR caíram vertiginosamente após atualizações. Reprodução/Alt-Coin Traceability, 2020.

Dados os endereços de uso único do Monero para cada transação, ele é capaz de evitar a ‘linkabilidade’. O problema da rastreabilidade em blockchain é endereçado com as assinaturas em anel, abrindo espaço para negação plausível e o saldo do usuário é escondido com provas de conhecimento zero, que explicamos mais no vídeo abaixo:

Agora, várias atualizações foram feitas no protocolo a partir de 2017, atualizações que promoveram mais segurança e privacidade. Na verdade, essas atualizações levaram alguns pesquisadores a afirmar que menos de um por cento das transações realizadas usando o Monero nos últimos dois anos eram “rastreáveis” ​​de acordo com a maioria dos métodos de análise usados.

Desnecessário dizer que a comunidade de Monero tem falado muito sobre suas características, com um usuário explicando:

“#Monero usa um protocolo diferente do #Bitcoin. É chamado de CryptoNote. CryptoNote funciona agrupando muitas transações. Isso torna impossível dizer a qual das entradas (remetentes) cada transação pertence.”

Embora o Bitcoin continue sendo a criptomoeda mais comentada e seja considerado um ativo com valores como dinheiro, a comunidade de Monero acredita que pontos semelhantes também podem ser aplicados ao XMR.

“Toda a conversa sobre #bitcoin em #thebword me deixa otimista com o #monero, pois, de fato, todos os pontos que defendem bitcoin como dinheiro também se aplicam ao monero.

A diferença é que o monero adiciona fungibilidade e é perfeito para transações P2P do usuário final.

E é claramente mais cypherpunk.” – disse um usuário no Twitter.

Embora ainda haja espaço para melhorias em termos de privacidade, pode-se argumentar que este princípio está mais próximo das ideias centrais do Monero do que a maioria. Dada a resposta mais ampla da comunidade cripto, a privacidade dos dados financeiros continua sendo uma de suas demandas mais expressivas, além da velocidade das transações.

Veja também:

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.

Posts relacionados

Lionel Messi recebe fan tokens como “pacote de boas vindas”

Cláudio Brito
12 de agosto de 2021

Grayscale pode impulsionar preço da Solana com investidores institucionais

Cláudio Brito
30 de novembro de 2021

Desenvolvedores do Monero acham bug em algoritmo de privacidade

Neto Guaraci
27 de julho de 2021
Sair da versão mobile