Donald Trump teria alegadamente dito ao Secretário do Tesouro dos EUA, Steve Mnuchin, para focar em “reprimir o bitcoin”. Essa fala foi extraída de um livro de John Bolton, ex-conselheiro de Segurança dos EUA.

Em uma discussão sobre impor tarifas contra a China, Trump teria dito para Mnuchin que “não deveria ser um negociador comercial”, e que ao invés disso deveria “ir atrás do Bitcoin (por fraudes)”. O trecho foi providenciado ao Washington Examiner.

“Se você não me quer no comércio, tudo bem, sua equipe econômica executará o que quiser”, respondeu Mnuchin em uma negociação tensa sobre as próximas sanções comerciais e tarifas sobre a China.

Washington Examiner

O comentário de Mnuchin aconteceu em maio de 2018, segundo o livro, quando o governo Trump tinha fortes dúvidas sobre como proceder com o crescimento da moeda digital. Naquele mesmo mês, o Bitcoin teve um aumento de 33% de seu valor em USD.

Além disso, não foi esclarecido em qual contexto a sugestão da “repressão” da criptomoeda foi feita, seja porque Mnuchin e Trump já estavam conversando sobre o assunto antes do trecho citado no livro ou se houve outra razão para isso.

“Queremos garantir que a tecnologia avance, mas, por outro lado, queremos garantir que as criptomoedas não sejam usadas para o equivalente a antigas contas bancárias com números secretos suíços”.

No ano passado, Trump deixou claro que não apóia o Bitcoin: “Eu não sou fã de Bitcoin e outras criptomoedas, que não são dinheiro e cujo valor é altamente volátil e baseado no nada.”

“Os ativos criptografados não regulamentados podem facilitar comportamentos ilegais, incluindo o comércio de drogas e outras atividades ilegais …”

Por fim, o livro de Bolton, “The Room Where It Happened”, estava agendado para ser publicado em 23 de junho. Porém, o Departamento de Justiça entrou com uma ação judicial contra o ex-conselheiro, alegando que o livro contém informações privadas do governo.

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br