Cointimes

Trump disse ao secretário do Tesouro para “ir atrás do Bitcoin”, diz Bolton

Donald Trump contra coronavírus

Donald Trump teria alegadamente dito ao Secretário do Tesouro dos EUA, Steve Mnuchin, para focar em “reprimir o bitcoin”. Essa fala foi extraída de um livro de John Bolton, ex-conselheiro de Segurança dos EUA.

Em uma discussão sobre impor tarifas contra a China, Trump teria dito para Mnuchin que “não deveria ser um negociador comercial”, e que ao invés disso deveria “ir atrás do Bitcoin (por fraudes)”. O trecho foi providenciado ao Washington Examiner.

“Se você não me quer no comércio, tudo bem, sua equipe econômica executará o que quiser”, respondeu Mnuchin em uma negociação tensa sobre as próximas sanções comerciais e tarifas sobre a China.

Washington Examiner

O comentário de Mnuchin aconteceu em maio de 2018, segundo o livro, quando o governo Trump tinha fortes dúvidas sobre como proceder com o crescimento da moeda digital. Naquele mesmo mês, o Bitcoin teve um aumento de 33% de seu valor em USD.

Além disso, não foi esclarecido em qual contexto a sugestão da “repressão” da criptomoeda foi feita, seja porque Mnuchin e Trump já estavam conversando sobre o assunto antes do trecho citado no livro ou se houve outra razão para isso.

“Queremos garantir que a tecnologia avance, mas, por outro lado, queremos garantir que as criptomoedas não sejam usadas para o equivalente a antigas contas bancárias com números secretos suíços”.

No ano passado, Trump deixou claro que não apóia o Bitcoin: “Eu não sou fã de Bitcoin e outras criptomoedas, que não são dinheiro e cujo valor é altamente volátil e baseado no nada.”

“Os ativos criptografados não regulamentados podem facilitar comportamentos ilegais, incluindo o comércio de drogas e outras atividades ilegais …”

Por fim, o livro de Bolton, “The Room Where It Happened”, estava agendado para ser publicado em 23 de junho. Porém, o Departamento de Justiça entrou com uma ação judicial contra o ex-conselheiro, alegando que o livro contém informações privadas do governo.

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading