Ótimas notícias aos fãs da Kojima Productions! Em uma foto postada recentemente no Twitter da empresa, foram deixadas três pistas que confirmaram o retorno de Silent Hills para o mundo dos vivos!
Sorry to be silent everyone! I've been really busy lately…..I think i can say more soon about what we are going to…..#KojimaProductions https://t.co/Vr0qPj3DwV pic.twitter.com/BiweDgGC4v
— Kojima Productions (@KojiPro2015_EN) February 28, 2020
Na foto de cima, podemos ver Aki Saito, Diretor de Comunicações da KojiPro, com um pequeno caderno. Nele, podemos ver “Próxima Semana!” escrito:
A segunda prova está no próprio texto do Tweet:
Ainda não está convencido? Então olha só o que está escrito no lápis de Saito:

Para os leigos na franquia, Pyramid Head é o principal antagonista do clássico Silent Hill 2. Invencível, ele te caça por boas partes do jogo e consegue te derrubar em uma facada.

As provas não param por aí
Poucas semanas depois do lançamento de Death Stranding, Hideo Kojima, diretor da empresa, fez o seguinte tweet:
As to make the scariest horror game, I’ll watch the scary movies in order to awaken my horror soul. THE EYE is the Thai horror movie I rent when making PT but was too scary to finish watching. The package is scary so I rented the disc only. Will I be able to finish watching? pic.twitter.com/BVwPruUAvt
— HIDEO_KOJIMA (@HIDEO_KOJIMA_EN) November 22, 2019
Para fazer o jogo de terror mais assustador, eu assisti os filmes mais aterrorizantes para despertar a minha “alma de terror”. THE EYE é um filme de horror tailandês que eu aluguei, quando estava produzindo P.T. (Demo de Silent Hills), mas era muito assustador pra eu terminar. Até o pacote era aterrorizante, então eu só aluguei o disco. Será que vou conseguir terminar de assistir?
P.T., ou Playable Teaser, era uma demonstração cheia de puzzles extremamente complexos, para PS4. Nela, o protagonista se encontra preso dentro de uma casa, com corredores que entram em um loop infinito. Para sair, o jogador deveria descobrir segredos dentro do loop.
Dentro dos desafios, os jogadores deveriam gritar “a letra J” no microfone do console, achar um feto de bebê na pia do banheiro, dentre outras coisas extremamente grotescas e sem sentido. Tudo isso, sem nenhuma dica ou ajuda do próprio jogo em si.
Lançado em 2014, alguns hackers ainda encontram segredos dentro do jogo mesmo em 2019. Um deles, por exemplo, descobriu que o fantasma Lisa está constantemente te seguindo, mas você não a vê pois ela sempre fica atrás da sua câmera.

O início das especulações
Em um post de Dezembro, pouco depois do tweet sobre o filme Thai que Kojima estava assistindo, um vazamento de “insider” ocorreu no Reddit.
No post, que já foi deletado do site, o leaker afirma que a KojiPro e sua antiga dona, a Konami, estariam negociando para terminar o inacabado projeto de Silent Hills, e que Kojima teria dito que os “fãs merecem o jogo”.
Muito cedo para especular?
O post do Reddit foi fortemente criticado, e até mesmo ignorado, por muitos fãs da empresa. Grande parte deles, também, estavam o acusando de se aproveitar da recente briga da Konami e KojiPro, apenas para ganhar atenção.
Porém, ao que tudo indica no tweet de hoje, o vazamento pode estar sim correto, e ainda por cima, estar em uma data muito mais próxima do que o esperado.
Se você não entendeu o motivo de todo o barulho, não é nem um pouco a primeira vez que Kojima produz um enorme teaser enganoso para algum jogo.

Em 2012, para promover Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, a equipe chegou a criar um time falso chamado “Moby Dick Studios“, que iria revelar o “Projeto Phantom Pain” na Video Game Awards.
O trailer foi editado para não revelar o nome de Venom Snake, protagonista do jogo (e “dublê” de Big Boss, protagonista da franquia), além do protótipo de gameplay ter o rosto de Snake enfaixado.
O apresentador do projeto também foi ao evento com o rosto enfaixado, sob o pseudônimo de “Joakim Mogren“. Isso seria um anagrama de “Kojima’s Ogre”, referenciando o Projeto Ogre.

Outro caso interessante foi em Metal Gear Solid 2, lá pra 2002: nos trailers, o jogo aparentava ser protagonizado por Solid Snake. Porém, após 10 minutos de gameplay real, descobre-se que o verdadeiro protagonista é Raiden, um personagem completamente novo na franquia.
O jogo foi possivelmente o primeiro a tratar de assuntos como as Fake News, o controle político por manipulação de informações com Inteligência Artificial, e até termina com uma referência ao 11 de Setembro.
Contudo, esses assuntos só seriam compreendidos pela comunidade quase 10 anos depois do lançamento do jogo.