A solicitação do governo da Ucrânia para a ICANN cortar o acesso russo da internet global é recusada.

A Ucrânia realizou uma solicitação formal para a ICANN, com a intenção de bloquear o acesso de toda a população russa (com base no endereço de IP) para a internet global, com a intenção de “aplicar sanções” contra o país invasor.

Corporação da Internet para Nomes e Números Atribuídos

ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) é uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é garantir que a internet global funcione. De acordo com uma carta de Göran Marby – CEO da instituição:

“A ICANN foi construída para garantir que a Internet funcione, não para que sua função de coordenação seja usada para impedir que ela funcione.”

Com isso ele quer dizer que, de maneira nenhuma, a ICANN agiria como uma entidade de censura, já que sua proposta é exatamente o oposto.

A internet é um sistema peer-to-peer descentralizado que roda em nodes conectados uns com os outros, através de protocolos bem estabelecidos, como o TCP/IP.

O Bitcoin (BTC) é um sistema semelhante, que opera através do blockchain.

Saiba mais: Entenda o que é descentralização de uma vez por todas

A organização internacional sem fins lucrativos que coordena o gerenciamento da internet disse à Ucrânia que não pretende interferir na guerra com a Rússia. Além disso, a solicitação não é tecnicamente viável.

“Como você sabe, a Internet é um sistema descentralizado. Nenhum ator tem a capacidade de controlá-la ou desligá-la”; afirmou Marby, também dizendo que sente pela situação que a Ucrânia está passando, mas não há nada ao seu alcance sobre isso em relação ao acesso à internet no país invasor.

Importância da descentralização para a internet global e para o sistema financeiro

Muitos políticos, acostumados com o poder e o controle, em sistemas centralizados, muitas vezes podem ter uma grande dificuldade para entender que nem tudo está sob seu controle.

Sistema descentralizados existem exatamente para evitar que indivíduos no poder consigam tomar decisões nocivas arbitrárias contra outras partes deste sistema.

Para o caso da Ucrânia, mesmo que sua intenção seja se defender de um exército invasor e um Estado agressor, ao cortar a internet global de toda a Rússia, o governo ucraniano também estaria agredindo pessoas pacíficas e inocentes que são contra as decisões de seu governo.

O vice-primeiro ministro, Mykhailo Fedorov, já havia tentado sabotar o acesso de toda população russa ao mercado das criptomoedas, ao exigir que exchanges e outros serviços custodiais bloqueassem as carteiras de todos os cidadãos russos e também falhou.

Hillary Clinton também se manifestou no sentido de censura e sabotagem às pessoas inocentes.

Ainda bem que temos sistemas descentralizados evoluindo para trazer mais justiça para os seres humanos que, muitas vezes, são vítimas desse tipo de atitude hostil.

Será que algum dia, esses viciados no poder vão entender que não podem controlar tudo?

Saiba mais: Políticos viciados no poder estão sofrendo com a soberania das criptomoedas

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.