Coingoback

Eu acredito que não…

Possivelmente eu te assustei com o título desse post e posso ter acabado de citar um dos ativos que está presente em sua carteira, mas gostaria de explicar o porquê eu jamais teria como investimento a Litecoin ou qualquer outro criptoativo que possua a função de meio de pagamento ou reserva de valor (como XRP, BCH, BSV…).

Para isso, gostaria de começar esse texto com a seguinte frase de Bill Miller, um dos principais gestores de fundos de investimento do mundo:

“A look at the history of new technological standards would show many instances in which the winner is not always the most robust technology but the one that is early and robust enough.”


Quer ganhar Bitcoins?
A gente te ajuda nisso.
Abra uma conta grátis!


 

Tradução

“Um olhar sobre a história dos novos padrões tecnológicos mostraria muitos casos em que o vencedor nem sempre é a tecnologia mais robusta, mas aquela que é precoce e robusta o suficiente.”

Robusto o suficiente e no tempo certo

Quando observamos o mercado de criptomoedas na atualidade, percebemos que acabamos de superar uma marca muito importante:  1 trilhão de dólares de market cap.

Um número pequeno comparado aos mais de 10 trilhões de dólares de market cap do ouro, mas já é uma marca significativa para um mercado que existe a menos de 12 anos.

gráfico do marketcap do mercado de criptomoedas

Entretanto, quando pensamos em responsáveis por essa marca, diferente de 2017 em que tivemos as ICOs como o grande fator impulsionador da valorização do mercado de criptomoedas, em 2021, podemos perceber a dominância do Bitcoin em relação ao mercado, sendo sua valorização a principal responsável por essa no marca histórica (junto à ascensão das plataformas de contratos inteligentes e as DeFi).

Quando observamos esse dado junto à frase de Miller que utilizei para iniciar esse post, se torna claro que começamos a ter a consolidação da tecnologia que foi robusta o suficiente para conquistar o mercado e uma evidência clara da perda de relevância das demais moedas que possuem uma finalidade semelhante à do Bitcoin.

Elas não são ruins, só surgiram no momento errado

Dessa forma, quando pensamos em ativos como o LTC, BSV e BCH, eles podem até apresentar inovações em relação ao BTC, mas a robustez que o BTC adquiriu nos últimos anos deixa claro que esses ativos perderam a corrida pela inovação nesse setor.

De modo que agora esses possuem algumas falhas significativas que dificilmente permitirão sua valorização em relação ao BTC nos próximos anos…

Inclusive, realizei um vídeo completo comentando sobre essas moedas, dê uma olhada:

As próximas corridas

Logicamente, ao ler esse post, a próxima pergunta que você deve estar se fazendo é:

E agora que sei que o BTC dominou os segmentos de meios de pagamento e de reservas de valor do mercado de criptomoedas, eu vou investir no que?

A resposta é simples:

Nos próximos “Bitcoins” do segmento de DeFi e de Contratos inteligentes, mas para isso é necessário um estudo muito profundo desses dois segmentos para não “apostar” nos ativos errados.

Para você que ficou até aqui, fica o convite de sempre: assistir a nossa aula gratuita sobre como montar a estratégia ideal de investimento em criptoativos.

Se você quer atingir um nível alto de investimento em cripto, recomendo que reserve 30 minutinhos para assistir nosso aulão.

Clique no Botão abaixo para assistir:


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!