Cointimes
Mercado

Vale (VALE3) pode ter Roberto Castello Branco integrando conselho

Vale

Atual presidente da Petrobras (PETR4), Roberto Castello Branco pode integrar o conselho de administração da Vale (VALE3). O cargo é adquirido via concorrência.

De acordo com o Valor Econômico, ele pretende disputar a presidência do colegiado da mineradora nas eleições para renovar o conselho, marcadas para a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da empresa, em 30 de abril.

Ainda segundo o jornal, a candidatura de Castello Branco ao conselho da Vale foi confirmada ontem por um grupo de investidores da companhia que resolveu lançar nomes alternativos à lista de 12 pessoas apresentada, na véspera, pela empresa para a eleição na AGO.

Além dele, aparecem na relação dos investidores outros três candidatos: o consultor Mauro Cunha, a contadora Rachel Maia e o advogado Marcelo Gasparino.

Essa lista com quatro nomes conta com o apoio dos investidores Geração Futuro LPar, Vic DTVM, Tempo Capital, Argucia Capital e RPS Partners, entre outros.

Vale

Conforme o periódico, os investidores encaminharam ontem à Vale pedido para que os nomes dos quatro candidatos sejam incluídos no Boletim de Voto à Distância (BVD) e no Proxy Card dos ADRS (American Depositary Receipts), instrumentos usados por investidores para votar de forma prévia à assembleia.

Os acionistas de Vale que apoiam as candidaturas alternativas também indicaram Castello Branco para concorrer à presidência do conselho da empresa. Na quarta, a Vale havia anunciado, na lista de 12 nomes, a indicação de José Duarte Penido para assumir, como conselheiro independente, o cargo de “chairman” da companhia no lugar de José Maurício Coelho, presidente da Previ, o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil.

Investidores

Os investidores que apoiam Castello Branco e os outros três candidatos também têm interesse na adoção do voto múltiplo (VM) na assembleia da empresa. Para chamar esse sistema, os acionistas precisam reunir 5% do capital da companhia.

O mecanismo potencializa os votos dos investidores com menor participação acionária uma vez que eles podem concentrar ações em determinados candidatos. Procurada para comentar o surgimento de candidaturas alternativas à lista apresentada pela empresa na quarta-feira à noite, a Vale disse que não iria comentar.

Veja VALE3 na Bolsa:

O post Vale (VALE3) pode ter Roberto Castello Branco integrando conselho apareceu primeiro em 1 Bilhão Educação Financeira.

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Sair da versão mobile