Cointimes

ADs

Visa propõe um esquema de pagamento automático com Ethereum

cartão visa cripto

A Visa propôs um projeto de conta blockchain que poderia permitir que usuários do Ethereum organizem pagamentos automáticos a partir de uma carteira auto-custodiada.

A gigante dos pagamentos descreveu sua abordagem em seu blog na segunda-feira, 19 de dezembro. O texto publicado também resume uma pesquisa feita durante o mês de agosto:

“Com o aumento da adoção da tecnologia de blockchain, haverá uma maior necessidade de produtos com uma experiência de usuário superior e funcionalidade central que suportem casos reais de uso. Em algumas etapas simples, podemos configurar hoje pagamentos recorrentes automáticos diretamente em nossos aplicativos móveis.

O pagamento de contas on-line está crescendo rapidamente e os clientes – especialmente os mais jovens – passaram a esperar a capacidade de configurar pagamentos recorrentes e aproveitar outras conveniências associadas ao uso de seus cartões Visa.

Cerca de 3 em cada 10 consumidores entrevistados mudaram a forma de pagar suas contas nos últimos dois anos, e encontrar uma forma mais conveniente de pagar foi a razão mais frequentemente citada.”

A Visa afirmou ainda que, para certos tipos de carteiras digitais, a exemplo de uma carteira auto-custodial, pagamentos programáveis automatizados que podem puxar pagamentos automaticamente da conta de um usuário em intervalos recorrentes requerem bastante trabalho de engenharia e que, portanto, é um desafio.

Como funcionaria o esquema proposto pela Visa 

Para que isso ocorra, a empresa propôs o uso do Account Abstraction, um recurso do Ethereum que está atualmente sendo considerado pelos principais desenvolvedores, para implementar pagamentos automáticos.

O Ethereum não permite que usuários configurem pagamentos recorrentes de contas em um nível básico, já que os contratos inteligentes automatizados não podem solicitar transações. Ao contrário, as contas dos usuários devem iniciar e enviar as transações manualmente.

A Visa disse que explorou uma solução possível como parte de seu desafio interno da Crypto Hackathon este ano, explicando que, por meio da utilização do Account Abstraction, a empresa foi capaz de combinar as funções de contas de usuário e contratos inteligentes em um único tipo de conta Ethereum. A empresa chamou a conta resultante de uma “conta delegável.”

Esta abordagem permite que um comerciante possa implantar um contrato inteligente de pagamento automático. Após um usuário com uma conta delegável conceder permissão, um comerciante pode acionar um pagamento chamando a função de cobrança do contrato de pagamento automático. A conta delegável do usuário também acrescenta o contrato de pagamento automático a uma lista para pagamentos futuros.

A Visa observou que o próprio Ethereum ainda não implementou o Account Abstraction. À luz dessas limitações, a Visa implementou contas delegáveis na StarkNet, uma rede layer-2 do Ethereum que estende a funcionalidade da blockchain de base para suportar o recurso.

Embora a Visa aparentemente tenha produzido uma solução de pagamento automático funcional, ela não indicou que oferecerá o recurso a seus clientes. Parece improvável que o recurso seja implementado dentro da ampla gama de cartões de pagamento cripto da Visa, que muitas vezes estão ligados a exchanges centralizadas. 

Leia também:

Leia outros conteúdos...

© 2023 All Rights Reserved.

😲 Você sabia que pode estar PERDENDO dinheiro enquanto lê notícias? 📰

🔥 Baixe nosso app AGORA e GANHE Bitcoin enquanto se informa! 🔥

⏰ A cada segundo que passa, é Bitcoin que você deixa de ganhar! ⏰

Cover

Ganhe Bitcoin assistindo Youtube, navegando na internet ou fazendo compras!