Em busca de estabilizar o preço e manter o estoque para o público gamer, a Nvidea oficializou a drástica redução do hashrate ETH aplicado em suas placas gráficas de última geração. Placas fabricadas a partir do final de maio incluirão a capacidade de mineração reduzida. 

O público gamer sabe como ninguém o quão o mercado de hardware foi afetado pelo recente boom das criptomoedas. Combinado com a recente alta do dólar, os preços de componentes de computadores foram jogados às alturas. Placas de vídeo de última geração, como a RTX 3080, chegaram a apresentar um aumento de 70% no preço.

O aumento afetou em cheio o mercado de hardware, uma vez que os mineradores passaram a demandar mais placas de última geração de chips gráficos da Nvidea (geração 3000), placas de menor desempenho também tiveram um considerável aumento com a menor oferta no mercado.

Para efeito de comparação, uma Radeon RX580 (placa de vídeo responsável pela geração de imagem), que é pouco usada para mineração devido a sua capacidade, podia ser encontrada a uma média de preço de R$1.100 no final de 2019, atualmente, a mesma placa pode ser encontrada a um preço de R$6.400 reais. Protagonizando um aumento de quase 500%.

Visando esse movimento dos mineradores que está sufocando a demanda por placas de vídeos voltadas para jogos, a Nvidea tomou uma decisão para beneficiar os clientes gamers. As placas recém-fabricadas a partir do final de maio irão conter uma taxa de hash ETH limitada visando afastar a demanda dos mineradores, satisfazendo o mercado gamer. As placas destinadas ao público gamer irão conter um banner ‘LHR’ ou “Lite Hash Rate”, sinalizando para os clientes a limitação implícita na GPU.

No comunicado exibido em um blog, a empresa reitera:

“Para ajudar a colocar as GPUs GeForce nas mãos dos jogadores, anunciamos em fevereiro que todas as placas de vídeo GeForce RTX 3060 foram enviadas com uma taxa de hash Ethereum reduzida”.

A decisão difere com visão da principal concorrente, a AMD, que em março anunciou que não irá restringir o Hash Rate referente à sua nova placa, a Radeon RX6700 XT. Na visão da AMD, uma limitação artificial do desempenho da placa iria prejudicar a demanda para ambos os públicos, tanto o gamer quando o público minerador.

Para se manter atualizado, siga a QR Capital no Instagram e no Twitter.

O conteúdo Visando público gamer, Nvidea reduz a capacidade de mineração de ETH de suas novas placas aparece primeiro em BlockTrends – Blockchain | Investimentos | Economia.

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br