Cointimes
Bitcoin

Você já ouviu falar em soberania financeira?

soberania financeira

Ao contrário de independência financeira e consequentemente liberdade financeira, soberania financeira é um conceito muito mais poderoso e profundo.

A definição clássica de soberania financeira está relacionada a capacidade do estado nação de controlar sua moeda e seu sistema financeiro. Isso significa portanto o poder soberano sob as finanças dos “súditos” daquele estado, ou seja, você!

A dura realidade é que você não tem soberania sobre seu patrimônio e suas finanças. Um suposto pedaço de papel seria a única defesa que você têm contra uma entidade que pode tomar tudo que é seu.
Suas finanças, em especial, estão totalmente vulneráveis ao seu soberano. És como um súdito que precisa estar obedecendo seu soberano para não perder o que poupou com tanto esforço.

Por mais útil e necessário que seja a conquista da sua independência financeira e posteriormente sua liberdade financeira tudo isso cai por terra quando não tens sua soberania financeira garantida. A dura realidade é que sua independência e liberdade financeira não são absolutas, elas dependem totalmente da vontade do seu soberano.

Vide por exemplo o que aconteceu no Brasil quando o governo Collor confiscou a poupança dos brasileiros. De nada adiantou ao poupador acumular durante sua vida, de forma planejada e disciplinada, os recursos para poder viver em paz de sua renda passiva (a chamada independência financeira) se uma atitude de um déspota pode colocar tudo a perder.

No final das contas, a liberdade financeira não é plena se não tens com ela a soberania financeira. E com exceção das pessoas que conseguiram guardar ouro em casa (pois um título que lhe diz ser portador do ouro continua sendo um pedaço de papel que permite o confisco por parte do soberano da mesma forma) até então a soberania financeira nunca esteve ao alcance do indivíduo… até Satoshi Nakamoto criar o bitcoin.

Pela primeira vez em séculos conseguimos ver nitidamente o movimento de separação do estado e da moeda. A realidade é que com o surgimento das criptomoedas qualquer pessoa com baixíssimo custo de entrada consegue criar uma nova moeda, com suas regras de emissão e compartilhar com todas as pessoas do globo terrestre. Estamos apenas no início desta inovação.


E como conseguir ter soberania financeira com o bitcoin?

Tenha um full node.

Um full node é a forma de você validar as regras que você concorda.

(https://medium.com/@lopp/securing-your-financial-sovereignty-3af6fe834603)”


Eduardo Jatahy é fundador do Glin Market, uma plataforma que te dá descontos na compra de produtos na Amazon. Você economiza no IOF, nas taxas e pode parcelar em até 12x.


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das maiores exchanges do Brasil e do mundo, e compre Bitcoin, Ethereum, USDT e outras principais criptomoedas pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!


 

Sair da versão mobile