Qual a diferença entre carteiras e corretoras de bitcoin? Posso guardar meus bitcoins em uma exchange assim como faço com meu dinheiro no banco?

Essas são dúvidas muito comuns para quem está iniciando no mercado de criptomoedas e até para usuários mais avançados.

Dinheiro “normal” x Bitcoin

A confusão entre carteiras e corretoras começa na nossa mentalidade. É comum e até mesmo recomendável guardar dinheiro no banco, tanto pela facilidade, quanto por oportunidades de investimentos.

Contudo, o bitcoin (btc) é diferente do dinheiro do Estado.

O dinheiro depositado no seu banco na verdade não está lá. Se todas as pessoas tentassem sacar ao mesmo tempo, menos de 17% delas iria conseguir.

Isso se chama reserva fracionária, antigamente se um banco fizesse reserva fracionária ele seria fechado, contudo hoje isso é legal. Nós explicamos mais sobre esse tema no post “Bancos só têm 17% do seu dinheiro, hora de sacar?

A segurança do BTC – Corretoras e Carteiras

Com o Bitcoin é diferente, o dinheiro é realmente seu, não existe reserva fracionária e a posse dos bitcoins é feita por meio da matemática e algorítmicos criptográficos. Isso dá uma grande segurança para o sistema e garante que ninguém poderá usar seus bitcoins sem sua chave.

Entretanto, essa segurança de posse verdadeira pode ser negativa em alguns casos. Se você transferir bitcoins para um terceiro, essa transação é impossível de reverter, congelar ou retornar.

Ou seja, sempre que possível, você deve manter os bitcoins na sua posse. E quando você transfere bitcoins para uma corretora, e depois para a rede, as moedas se tornam da corretora, e não suas.

Então como guardar meus bitcoins?

Para ter uma carteira de bitcoin fácil basta baixar a carteira da Bitfy (Android e IOS). Assim, é como se você fosse seu próprio banco.

Com ela você consegue usar seus bitcoins em qualquer comércio que tenha a maquininha da Cielo.

Além do mais, com a Bitfy é possível pagar boletos (inclusive contas de água, luz e outras), gift cards de diversas lojas, comprar bitcoin e acompanhar a cotação da criptomoeda.

No vídeo abaixo, o Isac pagou uma conta no Outback usando a carteira:

Ter uma carteira te dá mais autonomia para usar seus bitcoins, além de uma segurança maior, garantindo que o dinheiro é realmente seu e desfrutando de todos os benefícios do bitcoin.

No final, guarde o mínimo possível nas corretoras de bitcoin. Tenha seus bitcoins com você e se inscreva no canal do Cointimes no Youtube, ainda vamos falar de outros tipos de carteiras. Fique ligado!