Cointimes

Wells Fargo processa JPMorgan Chase por empréstimo de $481,000,000 que deu errado, afirma que banco dos EUA sabia que vendedor havia inflacionado renda: relatório.  

Dois dos maiores bancos dos EUA estão envolvidos em uma batalha legal sobre um empréstimo de propriedade comercial de $481 milhões. O Wells Fargo está processando o JPMorgan Chase, o maior banco dos EUA, acusando-o de ter aprovado um empréstimo imobiliário mesmo sabendo que as demonstrações financeiras eram fraudulentas, segundo a Reuters. Em 2019, o JPMorgan emitiu um empréstimo para a empresa de desenvolvimento e investimento imobiliário Chetrit Group para financiar a compra de 43 edifícios multifamiliares com 8.671 apartamentos em 10 estados. Atuando como fiduciário dos investidores, o Wells Fargo alega que o JPMorgan e a Chetrit sabiam que os vendedores haviam inflacionado fraudulentamente a receita operacional líquida histórica dos edifícios em 25% antes de fechar o negócio em $522 milhões.

O Wells Fargo afirma que o JPMorgan aprovou o negócio de propriedade supervalorizada para ganhar milhões de dólares em taxas, acreditando que os ativos seriam eventualmente repassados a investidores que não perceberiam que os edifícios não eram tão lucrativos quanto declarado no papel. O empréstimo da Chetrit se deteriorou em 2022 e, nesse processo, o Wells Fargo diz que os investidores no trust perderam dezenas de milhões de dólares. “[O JPMorgan] tinha a obrigação de realizar uma investigação devida para determinar o alcance do relatório fraudulento. Em vez disso, [o JPMorgan] avançou como se nada de incomum tivesse acontecido, sem sequer se preocupar em corrigir erros conhecidos nos números.” O Wells Fargo está pedindo ao tribunal que ordene que o JPMorgan pague por danos ou recompre o empréstimo e compense os investidores.

O JPMorgan e a Chetrit ainda não emitiram uma declaração sobre o caso.  

Advertising

© 2026 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading