Cointimes
Bitcoin

Xi Jinping pode estar inflando o preço do Bitcoin

china ditador 2 bilhões

A mídia estatal chinesa continua colocando o Bitcoin em sua agenda de reportagens. Ultimamente, eles têm replicado previsões sobre o bitcoin que são surpreendentes de alguma forma para a comunidade de criptomoedas devido ao número de menções ao assunto desde há vários meses.

Televisão Central da China impulsionando o Bitcoin?

Desta vez, a CCTV, uma das maiores emissoras estatais da China, transmitiu previsões do BTC, que apontaram o fato de que o mercado em alta pode causar pressão de queda de longo prazo sobre o ouro, já que o hype da criptomoeda poderia “ofuscar” o amarelo metal.

Mas, na realidade, essa previsão não foi feita pela própria CCTV. Eles reproduziram um artigo feito pela China Securities, um conhecido meio de comunicação nacional e considerado um dos mais “independentes” do país.

Além disso, o artigo em si não era sobre bitcoin, mas sobre os preços do ouro, já que a referência do BTC foi breve e citava comentários de Nikolaos Panigirtzoglou, diretor administrativo do JPMorgan Chase.

Por outro lado, a JPMorgan tem fama de ser a maior instituição financeira com histórico de manipular o preço do ouro, como apontou o empreendedor da área Avelino Morganti. Em outubro deste ano, por exemplo, a empresa recebeu uma multa de US$ 920 milhões por manipular o mercado de metais preciosos.

As reações começaram a aparecer nas redes sociais, como a postada por Matthew Graham, CEO da Sino Global Capital, sobre a menção do CCTV ao bitcoin:

“De qualquer forma, o fato de estar recebendo tempo de antena no CCTV é bastante significativo, não tenho certeza se a origem da pesquisa é tão importante.”

Por outro lado, Qiao Wang, analista de criptomoedas e membro da DeFi Alliance, afirmou que a menção era “simplesmente incrível”, acrescentando:

“É realmente incrível se você pensar sobre isso. Uma década atrás, começamos a imprimir um livro-razão digital que hoje ainda tem menos de 1 terabyte e está sugando a vida de um elemento da tabela periódica que existe desde o início do universo.”

Marc van der Chijs, cofundador da empresa de capital de risco First Block Capital, citou o tweet de Wang e apontou o ressurgimento de um “enorme mercado em alta”:

“Se isso for verdade, é outro sinal de um enorme mercado em alta: a capitalização de mercado do ouro hoje é 31 vezes maior do que o Bitcoin, enquanto a oferta de BTC é extremamente limitada (900 novas moedas por dia). O preço do BTC precisa explodir para acomodar a demanda adicional. Pena que os chineses só podem comprar BTC em mercados de balcão OTC (não nas bolsas).”

Menções recentes ao Bitcoin na mídia chinesa

Desde a repressão do país à indústria de criptomoedas em 2017, qualquer tópico relacionado ao Bitcoin era praticamente marginalizado na agenda da imprensa chinesa, como reporta o News.Bitcoin.com.

No início deste mês, porém, a Sina e Xinhuanet publicaram declarações afirmando que a recente alta nos preços do BTC não tinha uma explicação clara. E que em vez de focarem nisso, as pessoas deveriam se concentrar em políticas estaduais pró-blockchain, e não em bitcoin.

O que pode ter mudado de 2017 até agora? Deixe a sua opinião na seção de comentários abaixo.

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.

Posts relacionados

Gestora de ativos compra mais de 10.000 BTC para compor suas reservas

Gustavo Marinho
13 de outubro de 2020

Brasileiros negociaram mais de R$ 100 bilhões em bitcoin em 2021

Gustavo Marinho
11 de janeiro de 2022

Idosos na Nova Zelândia estão investindo em Bitcoin através de fundos

Gustavo Marinho
26 de março de 2021
Sair da versão mobile