Enquanto o natal de muitos foi maravilhoso, o mesmo não pode ser dito para os canais no Youtube que falam sobre criptomoedas.
Desde 23/12/2019, alguns canais começaram a relatar que estavam sendo desmonetizados e vídeos antigos foram tirados do ar.

Sem explicar os motivos, como geralmente acontece com o Youtube, milhares de vídeos foram retirados do ar. Cryptoverse, IvanOnTech, CryptoDaily e até mesmo alguns canais brasileiros sofreram com a repentina censura do Youtube.
Contudo, após alguns dias a empresa do Google começou a explicar vagamente o motivo da censura.
De acordo com prints de canais censurados, o Youtube começou a ver os vídeos de criptoativos como “venda de produtos regulados”.

Censura no Youtube: “Bens regulados”
O que significa “bens regulados”, bom, segundo o próprio Youtube na sua página ” Sale of Illegal or Regulated Goods“, os seguintes itens entram nessa categoria:
- Documentos ou moeda falsificadas
- Drogas
- Explosivos
- Órgãos
- Espécies ameaçadas ou partes de espécies ameaçadas
- Armas de fogo e certos acessórios de armas de fogo
- Produtos de nicotina
- Casinos de jogo online
- Produtos farmacêuticos sem receita médica
- Serviços de sexo ou acompanhantes
- Serviços médicos não licenciados
- Tráfico humano
- Álcool
- Contas bancárias ou passwords roubados
É hora de outra solução?
Não é a primeira vez que a plataforma censura sem avisar os criadores de conteúdo, ela já fez isso com videos violentos de games (veja os canais de Mortal Kombat em 2019), material político controverso e com vários outros temas.
Entretanto, o Youtube é o segundo maior buscador da internet, só perdendo para o próprio Google e não existe plataforma a altura do Youtube para os criadores migrarem.
Como resultado, vemos que os criadores continuam no Youtube apesar da censura e desmonetização, pois o público está lá e até agora não temos uma alternativa melhor.