Zcash (ZEC) uma criptomoeda com recursos de privacidade, cujo desenvolvimento é liderado pela Electric Coin Company (ECC), vai tomar uma rumo completamente inesperado.

Foi revelado pelo comentarista da Decrypt, Tim Copeland, que a criptomoeda poderá ser completamente refeita. Isso significa que a segunda maior criptomoeda volta à privacidade (só atrás do Monero), com marketcap de 750 milhões de dólares, vai se distanciar do Bitcoin.

Zcash é um fork do código do Bitcoin, com a implementação do protocolo Zerocoin. E este fato causa um grande problema para o Zcash, a moeda não tem capacidade de escalar, quer dizer, ela não consegue comportar grandes quantidades de transações por segundo.

Como resolver esse problema? A equipe de devs do Bitcoin pensou em uma segunda camada, que inclusive já foi adaptada para o Zcash dá uma olhada:

https://cointimes.com.br/conheca-a-dark-lightning-network-mais-anonimato-e-privacidade/

Mas para os devs do Zcash a LN não é a melhor opção para alcançar a meta de servir 10 bilhões de pessoas (meta criada pela própria equipe).

Qual a solução?

Criatividade, mas nem tanto

zoko wilcox
Zoko Wilcox, criador da Zcash

Em vez de copiarem as soluções entregues ao Bitcoin (como vem fazendo desde sua criação), a ideia agora é copiar os avanços tecnológicos do Ethereum e adicionar uma pitada de privacidade. Eles querem criar um protocolo do zero, baseado no sharding, uma técnica que em tese permite escalar blockchains.

Vale lembrar que o desenvolvimento do Zcash é financiado por parte da recompensa de mineração, tais fundos vão durar até 2020. Não há recursos para financiar um novo protocolo e a ECC sabe disso.

Provavelmente o subsídio das recompensas serão prolongados, quebrando a proposta inicial escrita no White Paper da criptomoeda. Wilcox, a mente por trás da moeda, falou sobre os recursos:

As pessoas desenvolvendo e coordenando a governança vão precisar de dinheiro.Eu acredito que há uma maneira de fazer nosso esforço sustentável… Há outras motivações para as pessoas fazerem algo. Mas eu acho que, em uma escala global, essa é uma motivação chave.

A fala de Wilcox mostra que ele não faz ideia de onde tirar esse dinheiro.

A nova abordagem da ECC sofreu criticismo de membros proeminentes do mercado. O fundador da Adamant Capital, Tuur Demeester achou horrível a nova proposta.

O que podemos esperar?

Ok, a aparentemente a Zcash vai sofrer mudanças em seu protocolo, e o que isso significa? Muitas notícias, FUD e oportunidades de trade e investimento (além das discussões técnicas, as mais importantes;).

Mas antes de investir em qualquer criptomoeda é preciso entender as lógicas do mercado de altcoins (criptomoedas alternativas ao bitcoin). Essa não é uma tarefa fácil, mas pode ser muito vantajosa se feita da maneira correta.

Por isso nós reunimos tudo que você precisa saber para começar ou melhorar seu trade de altcoins em uma só publicação, o Cointimes Research | Altcoins. Está na hora de parar de perder oportunidades e começar a entender esse novo mercado.

https://cointimes.com.br/product/cointimes-research-02-altcoin/