Uma pesquisa recente apontou que quase 2 em cada 5 brasileiros nunca utilizariam criptomoedas para pagar por compras em estabelecimentos físicos, mas outros dados coletados foram otimistas para o futuro das criptos como pagamento.

A pesquisa foi realizada pela CoinsPaid em março de 2022 no Brasil, Colômbia e Argentina com o objetivo de entender como as pessoas na região reagem diante da possibilidade de poderem pagar coisas utilizando criptomoedas. No total, 1506 indivíduos responderam o questionário da pesquisa.

Entre alguns dos resultados, os brasileiros apontaram que, em lojas físicas, 36,3% estariam felizes em utilizar criptomoedas para pagamentos em qualquer estabelecimento. Os outros participantes ou escolheram condições específicas ou jamais pensariam na possibilidade (36,9%).

dados da pesquisa

Para lojas online, apenas 30,4% dos brasileiros disseram que nunca usariam cripto para pagamentos, um resultado um pouco mais otimista para as criptomoedas.

O resultado negativo (pessoas que não querem utilizar criptomoedas para pagamentos) da Argentina ficou em 35% para lojas físicas e 44,5% em lojas online, mostrando um receio maior na internet do que os brasileiros.

Na Colômbia, 34,6% disse que nunca usariam criptomoedas como forma de pagamento em lojas físicas e 29,3% não pagariam com cripto em lojas online.

A pesquisa ainda revelou alguns obstáculos vistos pelos usuários que podem explicar esses números:

“No Brasil, 36,2% dos entrevistados da pesquisa sinalizaram que a confiança na segurança de tal pagamento poderia torná-los mais propensos a usar criptomoedas como pagamentos – mais do que qualquer outro fator. Ao mesmo tempo, os brasileiros também disseram que se, ao comprar com criptomoedas, tivessem descontos especiais em produtos (26,8%) ou maior comodidade e conforto (26,3%) como possíveis benefícios, se sentiriam mais incentivados a escolher uma moeda digital como forma de pagamento.”, disse o comunicado.

Apesar de alguns números negativos, o resultado da pesquisa foi visto com otimismo pela CoinsPaid, que afirmou que “varejistas que aceitam pagamento em criptomoedas estão prestes a se tornarem populares no Brasil”, já que os consumidores brasileiros estão, no geral, mais abertos a pagar com criptomoedas.

Além disso, de acordo com Rafael Brunacci, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da CoinsPaid na América Latina, os resultados também mostram que as pessoas estão tão dispostas a pagar em estabelecimentos físicos quanto online com as moedas digitais.

Por fim, os entrevistados também sinalizaram que há uma oportunidade para os varejistas melhorarem sua marca por meio da oferta de criptomoedas como meio de pagamento: mais da metade (50,5%) de todos os entrevistados no Brasil disseram ter uma visão positiva das empresas que oferecem serviços de pagamento de criptomoedas.

No entanto, 37,1% disseram que a capacidade de uma empresa de processar criptomoedas para pagamentos não afetaria sua percepção da empresa.

Leia mais:

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br