Com o aumento da desconfiança nas exchanges de criptomoedas, os usuários de Monero planejaram o “Monerorun”, uma espécie de corrida às exchanges, onde vários entusiastas prometem sacar seus fundos das corretoras até o final desta segunda-feira (18).

As exchanges de criptomoedas precisam ser confiadas para que não façam reserva fracionária com as criptomoedas dos clientes. Em outras palavras, elas podem estar vendendo mais do que tem em caixa.

Com a transparência do blockchain da maioria das criptomoedas, isso pode até ser mitigado de alguma forma quando elas expõem o quanto possuem em carteiras frias (armazenamento de cripto sem o contato com a internet).

Mesmo assim, nada garante que as exchanges não estejam enganando seus usuários com criptomoedas inexistentes, assumindo que eles não solicitariam saques todos ao mesmo tempo. Com Monero (XMR), uma criptomoeda focada em privacidade, com blockchain opaco, o cenário é ainda mais perigoso.

O entusiasta de Bitcoin e Monero, John Foss, compartilhou a ideia do “Monerorun” no Twitter:

“Retirem seus XMR das exchanges antes de 18 de abril! Esse é um movimento coordenado para restringir o suprimento de XMR nas corretoras em um esforço para melhorar a privacidade e pegar qualquer possível reserva fracionária praticada por exchanges desonestas.”

O movimento ganhou força e foi compartilhado em outras redes sociais como Reddit.

As exchanges realmente podem pagar a todos?

Como evidência de que haviam corretoras demandando Monero (possivelmente para honrar com seus pedidos de saques), Foss mostrou uma captura de tela de uma conversa com o suporte da FixedFloat.

print do suporte da FixedFloat
“Sem Monero para trocas? Quando vai estar disponível?”, “Olá, no momento a moeda da rede Monero está sob manutenção e não está disponível para negociações, a data exata da conclusão do trabalho ainda não é conhecida.”

A FixedFloat é uma corretora que faz trocas imediatas com seus usuários, agindo como uma intermediária entre os clientes e corretoras que provêm a liquidez.

“@FixedFloat não oferece mais a opção de COMPRAR #XMR #Monero. Você só pode VENDER XMR por outras criptomoedas. Veja por si mesmo! De fato, pode haver uma demanda legítima por XMR das exchanges para que elas honrem suas obrigações, ou seja, realmente forneçam XMR real para os usuários”, tuitou Foss.

Enquanto isso, a exchange Poloniex travou os saques de Monero para seus usuários e há boatos de que outras corretoras tenham feito o mesmo.

De acordo com o podcaster Seth for Privacy, não há razão para que várias corretoras tenham que fazer alguma manutenção em suas carteiras de Monero. “A rede não ficou fora do ar, não houve bugs, nada. Isso está acontecendo com a Binance e várias outras.”, disse Seth.

Além disso, o entusiasta de Monero esclareceu que não está acusando a FixedFloat diretamente, pois espera que ela não esteja vendendo XMR justamente por não conseguir tirar liquidez de grandes corretoras como a Binance.

Preço do Monero (XMR) subiu 9%

Com o compartilhamento em massa da iniciativa Monerorun ao longo da semana, o XMR mostrou uma alta de cerca de 9%. Isso pode ter algumas explicações diferentes.

Primeiro, se o movimento de fato foi eficiente e aumentou a quantidade de tokens em auto-custódia, isso naturalmente diminui a pressão vendedora nas corretoras e ajuda o preço a subir. Segundo, se dificultou a prática de reserva fracionária por parte de exchanges mal intencionadas, isso diminui drasticamente a pressão vendedora falsa (paper Monero).

A negociação de papéis de um ativo sem a paridade real se tornou um problema sério para o ouro, por exemplo. Estima-se que atualmente tenham 100 vezes mais papéis de ouro (paper gold) do que ouro no mercado. Se todos quisessem sacar ao mesmo tempo, apenas cerca de 10% conseguiriam o ouro físico.

Se acontecer de uma corretora tiver que comprar XMR para te pagar, cumprindo a promessa de saque, na prática a sua retirada da corretora representou uma pressão de compra, aumentando o preço do ativo. Se isso aconteceu ou vai acontecer, só podemos especular.

Veja a thread onde Seth for Privacy explica como se preparar para o Monerorun, que acontece no aniversário da criptomoeda Monero:

Principais pontos:

  • Quando sacar seus fundos e partir para auto-custódia, guarde sua seed (chave privada);
  • Utilize uma boa carteira como CakeWallet ou Monero.com no celular ou FeatherWallet para desktop ou mesmo a carteira do GetMonero.org;
  • Saque nesta segunda-feira (18).

Veja mais: Aprovação da SEC sobre ETF Spot de Bitcoin é “questão de tempo”

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.