Passfolio

Embora muitas pessoas ainda associam a imagem da blockchain somente ligada às criptomoedas, o uso dela vai muito além disso e vem cada vez mais chamando a atenção das empresas pelos seus benefícios que envolvem integridade de dados, confiança, transparência e segurança. Assim conseguindo otimizar operações, melhorar a eficiência, realizar auditorias, cortar custos e até mesmo abrir novos fluxos de receita.

Existem vários benefícios e casos de uso de blockchain em um número crescente de setores. De acordo com uma pesquisa de 2020 da Deloitte, estamos vendo uma maior diversificação de indústrias que investem em blockchain, desde ciências da vida e saúde até esportes e finanças, tecnologia, telecomunicações e muito mais. 

Aqui vou trazer alguns setores que possuem casos de uso muito promissores.

Educação

O setor de educação pode trazer uma inovação com um caso de uso simples e de fácil implementação. Imagina se todos os diplomas e certificados de escolas, faculdades e cursos fossem emitidos como NFTs? Todos os certificados seriam facilmente validados pela blockchain, analisando se o emissor realmente foi aquela instituição que emitiu para aquela pessoa. Sem contar que hoje existe um novo tipo de token chamado Soulbound que é intransferível, servindo perfeitamente para este caso de uso.

Saúde

Histórico de pacientes

O potencial da blockchain permite criar um sistema robusto de gerenciamento de dados de pacientes que armazena todo o histórico médico dos pacientes: diagnósticos, resultados de exames e tratamentos. Usando um sistema desse, um médico pode obter facilmente todas as informações necessárias para fazer diagnósticos e prescrições mais precisos. Como todos os dados são armazenados em um único sistema baseado em blockchain, eles são protegidos com segurança contra perda e alteração.

Rastreamento de medicamentos

Outro caso de uso interessante seria o rastreamento de remédios. Melhorando a eficiência e confiabilidade dos dados da logística de remédios controlados, tendo o controle de todas etapas da distribuição, por quais farmácias eles passaram e quem adquiriu aqueles remédios, evitando contrabandos e facilitando a identificação de compras ilegais desses medicamentos. 

Finanças

Esse é um dos setores com maior potencial do uso da blockchain, existem dezenas de casos de uso para o setor financeiro e aqui vou citar alguns.

Pagamentos Internacionais

A Blockchain fornece uma forma segura e eficiente de criar um registro à prova de adulteração de atividades confidenciais. Isso o torna excelente para pagamentos internacionais.

Um dos primeiros bancos a utilizar foi o Santander com o “Santander One Pay FX”, o serviço usa o xCurrent da Ripple que permite que os clientes façam transferências internacionais no mesmo dia. Automatizando todo esse processo com a blockchain, o banco reduziu o número de intermediários necessários nesse tipo de transações, tornando o processo mais eficiente.

Pagamentos diretos e empréstimos

Os serviços financeiros em blockchain permitem pagamentos diretos peer-to-peer sem intermediários. As transações ficam mais rápidas e baratas, a blockchain também garante rastreabilidade e transparência. Conhecido como o conceito de DeFi (Finanças Descentralizadas). A ideia do DeFi é que todos possam participar facilmente de um novo ecossistema financeiro que permite empréstimos e pagamentos peer-to-peer, evitando a necessidade de usar os serviços de bancos, empresas de crédito e outras instituições. Mas nesse caso ainda coloco um ponto de atenção. A sociedade ainda está acostumada a ter alguém para reclamar, um suporte ou atendimento para ajudar no processo. Por isso, a tendência é que existam alguns serviços híbridos em DeFi que possuam certa descentralização, mas ainda tenha um instituição para realizar um atendimento, na minha opinião.

Compliance e Auditoria

A tecnologia extremamente segura da blockchain é bastante útil para realização de auditorias, pois diminui significativamente as chances de erro humano e garante a integridade dos registros. Além disso, é impossível alterar os registros da conta uma vez que foram escritos na rede, nem mesmo os proprietários dos registros. 

Varejo

À medida que a logística de entrega se torna cada vez mais complexa, envolvendo uma infinidade de intermediários e terceirizados, mais importante se torna ter uma documentação e registros de cada etapa do processo de uma forma confiável. Com a blockchain as empresas vão conseguir rastrear os produtos e mercadorias desde sua origem até seu destino final de forma transparente, segura e evitando falhas humanas.

Governo

Este é outro setor que a blockchain pode trazer muitos benefícios, existem diversas formas que esta tecnologia pode ser usada e vou citar as principais.

Gestão de identidade

Da mesma forma que citei os certificados e diplomas com os tokens Soulbound, as identidades também podem ser um excelente caso de uso para esse tipo de token. Com a blockchain validando todos os dados de identidade das pessoas, facilitando a gestão global desses dados e conseguindo facilitar a identificação de documentos falsos. O BNDES e o TCU já estão inclusive desenvolvendo uma blockchain própria e uma das coisas que irão fazer é a identidade virtual com NFTs.

Votação

A tecnologia Blockchain tem a capacidade de tornar o processo de votação ainda mais seguro e transparente. Cada voto seria atribuído a um documento de identidade e, com a impossibilidade de criar um documento de identidade falso, os funcionários do governo poderiam contar os votos com mais eficiência e segurança. Além dos votos que acontecem dentro do senado e congresso serem transparentes para a população poder acompanhar o trabalho dos políticos.

Você imaginava que a blockchain tinha a capacidade de afetar tantos setores assim? Por isso que eu sempre reforço para os meus amigos e família que a blockchain é muito mais que somente criptomoedas. Grandes mudanças de infraestrutura tecnológica estão por vir trazendo muitos benefícios para o mercado e a população.

Passfolio