Em 13 de maio, a exchange de San Francisco Coinbase publicou um relatório que mostra que investidores de criptos estão investindo em altcoins, apesar do domínio de 67% do mercado de bitcoin.
Dados da Coinbase mostram que clientes com pelo menos cinco compras de criptos, aproximadamente 60% deles compram bitcoin primeiro, mas apenas 24% permanecem exclusivamente leais ao ativo.
75% dos clientes da Coinbase compram outros ativos ao invés de Bitcoin
A Coinbase divulgou recentemente dados interessantes sobre a compra de bitcoin e ativos digitais alternativos. A empresa que começou em 2012 é uma das exchanges mais populares e é a maior do mundo em reservas realizadas.
O relatório recente apelidado de “dominância do Bitcoin ao lado do comportamento do cliente Coinbase” indica que os clientes que alavancam a exchange ainda gostam de comprar altcoins diferentes do BTC.
“Entre os clientes com pelo menos 5 compras, 60% começam com Bitcoin, mas apenas 24% aderem exclusivamente ao Bitcoin. No total, mais de 75% compram outros ativos”, observa o relatório da Coinbase.

A Coinbase diz que, em geral, o BTC é um “ativo de primeira linha [que] permaneceu incontestado”. Mas a empresa também vê uma tendência em que moedas digitais alternativas estão cada vez mais ganhando força.
“Isso pode ser por várias razões, mas uma é em grande parte psicológica. À medida que as pessoas se sentem bem com seus investimentos iniciais em criptografia (em Bitcoin), elas se ramificam para encontrar outros possíveis vencedores categóricos (como é evidente na bull run de 2017)”, destaca o relatório.
“O inverso também é possível, à medida que os preços caem e o medo domina o mercado (2018-2019), um voo para a segurança de criptografia levou o Bitcoin de volta à vanguarda”, destacou o relatório da empresa de São Francisco.

“Uma preferência de varejo para ramificar em outros ativos”
Em 2017, a Coinbase disse que ficou evidente que o domínio do BTC estava ameaçado, mas recuperou um domínio maior em 2019. Em um ponto em 2017, o domínio do BTC estava abaixo do limiar de 40%, mas saltou para 72% em 2019.
Hoje, a média dos últimos meses é de cerca de 65%. “O volume de varejo na Coinbase mostra uma maior tendência para comprar e negociar ativos alternativos”, detalhou a Coinbase. A exchange acrescentou:
“Essa tendência se deve em parte à adição contínua de novos ativos pela Coinbase, mas um corte mais profundo mostra que a volatilidade dos preços muda significativamente o comportamento do consumidor em relação aos ativos que não são BTC.
Essa tendência apareceu pela primeira vez em 2017 e agora é evidente em grandes picos. Notavelmente no final de 2019 (com Tezos, Chainlink, BAT, 0x e Stellar) e novamente no início de 2020 (dirigido por Ethereum, Tezos e Chainlink).”

Atualmente, apenas 60% das primeiras compras na Coinbase são BTC, 40% é outra moeda para compradores iniciantes. “A preferência do varejo de se ramificar em outros ativos mostra que novos usuários chegam às criptomoedas através do Bitcoin, mas geralmente começam a procurar altcoins. Nesse sentido, o Bitcoin também está no topo do funil para um crescimento mais amplo de cripto”, destaca o estudo da Coinbase.