O crescimento rápido do Bitcoin, chegando a dominar 70% do mercado, tem feito muitas pessoas acreditarem em um apocalipse das altcoins, um cenário em que grande parte dos criptoativos iriam se aproximar cada vez mais de R$0,00.  Seria isso possível?

O fim das altcoins?

Thanos bitcoin

Das top 10 criptomoedas, apenas 2 tiveram ganhos melhores do que o Bitcoin e são essas duas altcoins que podem mostrar uma luz para um mercado tão destruído pela supremacia do Bitcoin.

Segundo dados publicados pela Blockforce Capital, apenas o token BNB e a criptomoeda Litecoin tiveram performances melhores do que o Bitcoin.

Gráfico mostrando os ganhos cumulativos das top 10 criptomoedas

A Binance Coin (BNB) teve uma alta acumulada de +364%, ela é a moeda da exchange Binance, que continua líder absoluta no seu segmento e tem expandido suas operações para os Estados Unidos e Europa. 

Em segundo lugar vemos o Litecoin com ganhos de 214% até a data da pesquisa. Nós fizemos um relatório sobre o Litecoin, mostrando seus pontos fortes e fracos, vale a pena conferir. A criptomoeda criada para ser um “bitcoin mais rápido”  tem se promovido com agressivas campanhas de marketing e grandes promessas.

Já o Bitcoin é a terceira criptomoeda com valorização de 168%, seguida de perto pelo seu “irmão mais gordo”, o Bitcoin Cash. A grande surpresa vem com os piores resultados.

Stellar

A Stellar acumula uma queda de -36% no momento em que escrevemos a matéria, a situação está tão feia que nem uma das maiores campanhas de airdrops do planeta ajudou a moeda a sair do prejuízo em 2019.

Gráfico do preço da Stellar mostrando queda

Já a XRP (Ripple), mesmo com diversas parcerias e grandes anúncios não tem se segurado, acumulando perdas de -18% até agora.

Grande parte dessa queda é por culpa da própria Ripple Foundation, que desova bilhões de XRP no mercado por semestre . Ela prometeu que iria diminuir o ritmo de venda das gigantescas reservas, mas a verdade é que não podemos confiar na Ripple Labs.

Nunca mais as altcoins podem chegar ao seu ATH

Como já analisamos anteriormente, o preço em dólar das altcoins tem uma grande correlação com o do Bitcoin no par Dólar. 

Se a dominância do Bitcoin continuar a mesma e portanto o ratio dos valores se manter, infelizmente, mesmo se o Bitcoin chegar a 100.000 dólares as altcoins do top 30 nunca mais chegará ao seu pico histórico.

Altcoins ratio Bitcoin

Uma luz no fim da Binance

CEO da Binance com manopla do Tanos

Entretanto, não fique tão nervoso se você carrega toneladas de altcoins, pois algumas pessoas de grande nome no mercado acreditam que a hora das altcoins está por vir e dessa vez ela será muito maior.

O CEO da Binance já expressou diversas vezes que a próxima “altcoin season” será diferente daquilo que vimos em 2017, pois temos atualmente alguns projetos consistentes, como o próprio BNB.

Apesar dos comentários positivos, não vemos o BTC perder força. Mesmo com suas altas taxas, tecnologia defasada e comunidade dividida, o Bitcoin continua mais rei do que nunca.