Bitcoin Cash (BCH) é uma das principais criptomoedas da atualidade, ocupando o 4º lugar dentre todas em termos de capitalização de mercado. É um projeto que divide opiniões entre os grandes nomes do cenário nacional e internacional: por um lado, figuras como Roger Ver e Daniel Fraga já demonstraram seu apoio à criptomoeda, enquanto Fernando Ulrich e Nick Szabo já se mostraram contra.

Entenda um pouco a respeito deste criptoativo que tem dado o que falar nos fóruns internacionais de criptomoedas.

Como surgiu?

Bitcoin Cash é um hard fork do Bitcoin (BTC), ou seja, uma alteração no protocolo inicial do bitcoin e uma bifurcação do mesmo, como se fosse um irmão gêmeo com algumas mudanças. O hard fork e, portanto, surgimento do Bitcoin Cash, ocorreu durante o bloco 478558, no dia 01/08/2017.

Assim como o Bitcoin, a oferta de BCH também é finita e travada na quantia de 21 milhões de unidades, com previsão de emissão das últimas frações no ano 2140. Ambas possuem a mesma curva de oferta e inflação.

bitcoin cash oferta inflação

Fonte: https://bitcointalk.org/index.php?topic=130619.0

A grande diferença de protocolo entre o BTC e BCH é o tamanho do bloco de transações. Enquanto o bloco do BTC é de 1mb, os blocos do BCH possuem o limite de 8mb, e estão estudando a possibilidade de aumentar para 32mb.

Algumas diferenças também caracterizam a disputa entre essas duas criptomoedas. Na medida que problemas de escalabilidade foram aparecendo no blockchain do bitcoin, a decisão dos desenvolvedores do BTC e da rede foi de resolver a situação através de implementações off-chain, como é o caso de implementações como o Segwit e a Lightning Network. Por outro lado, a decisão do BCH é resolver esta situação através do aumento do tamanho do bloco de transações, sendo chamados de “big blockers” por possuir tal posicionamento.

Casos de uso

O grande slogan dos apoiadores e desenvolvedores do BCH é que “O Bitcoin Cash é a visão original de Satoshi Nakamoto para o Bitcoin”, ou seja, a peer to peer electronic cash system. De acordo com eles, para alcançar este sistema descentralizado de cash eletrônico é necessário que as transações sejam feitas rapidamente pelo blockchain, e que as taxas sejam extremamente baixas. Por outro lado, os desenvolvedores do BTC apostam no protocolo da Lightning Network para resolver o problema de micro-transações, através de uma camada paralela ao blockchain.

São duas visões diferentes que qual percurso o desenvolvimento da criptomoeda deve traçar.

bitcoin cash satoshi vision

Whitepaper do Bitcoin feito por Satoshi Nakamoto em 2008. Os desenvolvedores e apoiadores do BCH afirmam defender a “visão original de Satoshi Nakamoto”.

Devido à sua alta capitalização de mercado e foco voltado para transações mais rápidas e baratas, sua grande utilidade atual é servir como meio de pagamento em estabelecimentos. Roger Ver, um dos grandes nomes por trás do projeto, tem se articulado no oriente com vários players para implementar BCH como meio de pagamento.

roger ver twitter bitcoin cash

Aqui no Brasil, a CoinWise possui um produto voltado à implementação de criptomoedas como meio de pagamento em estabelecimentos físicos. O produto é chamado de “Web Pos” e permite que o comerciante aceite Bitcoin, Litecoin e Bitcoin Cash como meio de pagamento.

bitcoin cash pagamento

Informações da rede

Existem algumas informações relevantes a respeito da rede que devem ser levadas em consideração na hora de analisar uma criptomoeda.

Atualmente o BCH conta com uma quantidade de 2173 nodes, segundo o site Coin Dance.

bitcoin cash nodes nós

Em contrapartida, a rede do BTC conta com uma quantidade de 10318 nodes, segundo o site bitnodes.

Comparação de endereços únicos ativos (fonte: bitinfocharts):

bitcoin cash endereços ativos

Atualmente temos pouco menos de 100 mil endereços ativos de BCH.

bitcoin cash vs bitcoin

Em oposição, temos cerca de 500 mil endereços ativos de BTC.

Concorrência

É muito complicado listar criptomoedas concorrentes, porque isto exigiria um estudo comparativo entre diversos projetos, para saber quais apresentariam covariância e correlação mais negativa com relação ao BCH.

Sendo assim, levando somente em consideração a principal utilidade atual da criptomoeda, destacarei alguns projetos que estão engajados em exercer a função de cash eletrônico. Alguns possíveis concorrentes neste papel são:

    • Litecoin, 6ª posição no ranking por maketcap;
    • Ripple, 3ª posição no ranking por marketcap;
    • Dash, 13ª posição no ranking por marketcap;
    • IOTA, 9ª posição no ranking por marketcap;
  • Nano, 28ª posição no ranking por marketcap.

Comunidade e perspectivas futuras

Aqui no Brasil já existe uma comunidade chamada “Bitcoin Cash Brasil”. Apesar de pequena ainda, já realizaram dois meetups – um no Rio de Janeiro e outro em São Paulo.

Para o futuro, o projeto do Bitcoin Cash vem almejando coisas grandes. Recentemente anunciaram que aumentarão o limite do bloco para 32mb e reativarão o OP_CODES, que permitirá a criação de tokens e smart contracts através da rede do BCH.