A grande maioria dos investidores russos enxerga as criptomoedas como uma proposta de investimento mais atraente do que as moedas fiduciárias tradicionais ou o ouro, segundo estudo da AFD (Associação de Negociadores de Moedas Estrangeiras, em português).

Mesmo entre aqueles que nunca negociaram ativos digitais, a maioria já pensa em comprar criptomoedas em um futuro próximo.

Segundo a pesquisa, as moedas nacionais estão perdendo atratividade para os investidores na Rússia. 

Pouco mais de 14% dos entrevistados disseram que manteriam seu dinheiro em moeda fiduciária, enquanto uma impressionante maioria de 76,9% prefere comprar criptomoedas, como o bitcoin. Menos de 9% não veem boas perspectivas em nenhuma moeda e optaram pelo ouro.

Mais de 17% dos participantes da pesquisa fazem transações com moedas digitais pelo menos uma vez por mês, e 35,1% negociam criptomoedas com ainda mais frequência do que isso. Outros 24,7% podem pular um mês e menos de um quarto, ou 23,1%, nunca realizaram transações envolvendo criptomoedas.

No entanto, 77,1% deste último grupo de investidores, aqueles que nunca negociaram moedas digitais, consideram a aquisição de criptomoeda em um futuro próximo. 

Outros 15,3% dos entrevistados admitiram ainda não ter tomado uma decisão final sobre o assunto e apenas 7,6% afirmaram que não iriam comprar criptos de forma alguma.

O mais interessante é que 76,5% dos questionados acredita que a parcela de moedas digitais em circulação continuará a crescer nos próximos cinco anos e 8% espera que elas substituam completamente o dinheiro. 

Um estudo semelhante realizado em abril mostrou que 14% de todos os russos com idades entre 18 e 65 anos acreditam que o bitcoin vai se extinguir por completo em uma década.

Outra descoberta interessante da pesquisa da AFD, citada por Forklog, é que mais da metade dos investidores questionados, 51,5%, decidiram comprar moedas digitais visando construção de patrimônio a longo prazo, enquanto aqueles que buscavam lucros rápidos representam apenas 8%. 

A maioria dos investidores russos que participou da pesquisa compartilha a opinião de que a regulamentação é importante para eliminar participantes inescrupulosos do mercado, por exemplo. 

Mas, ao mesmo tempo, mais de 40% afirmou que o controle do governo deve ser o mais limitado possível. 

Quase 16% acreditam que as criptomoedas não exigem regulamentações e quase 9% duvidam que o dinheiro digital descentralizado possa estar sujeito ao controle do Estado.

Leia mais:

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br