O Grande Investidor

Embora o Bitcoin ainda seja oficialmente proibido na China, o país representa a parte mais significativa do volume de negociação de BTC, afirma uma nova pesquisa. Além disso, o continente mais populoso do mundo, a Ásia, ocupa a maior fatia de mercado, atividade de baleias e negócios maiores.

China é gigante no mercado de criptomoedas

O governo da China afirmou repetidamente que o Bitcoin é oficialmente proibido dentro das fronteiras do país. No entanto, o país continua sendo um dos maiores e mais importantes players no desenvolvimento da criptomoeda.

Conforme relatado anteriormente, a China é responsável por mais de 60% da taxa de hash do BTC – o que significa que a maior parte da mineração de bitcoin acontece no país.

A empresa de análise Messari compilou um relatório para colocar essa dominância da China em números. Além do grupo mais substancial de mineradores, a nação mais populosa do planeta tem enormes comunidades de desenvolvimento de cripto e é o lar de “três das maiores bolsas do mundo”.


Quer ganhar Bitcoins?
A gente te ajuda nisso.
Abra uma conta grátis!


 

No entanto, o estudo admitiu que a “narrativa hostil” do governo contra o campo de ativos digitais fez com que os investidores locais mantivessem menos BTC. Em vez disso, eles se concentraram em negociações maiores e mais frequentes.

“Isso não impediu que as bolsas chinesas tivessem uma das maiores fatias de mercado do mundo” em termos de volume de negócios.

“O Leste Asiático (principalmente China) é dominado por negócios maiores, com 90% de todos os volumes acima de US$ 10.000. O Leste Asiático se envolve em mais negociações de curto prazo em uma ampla variedade de ativos, em comparação com a América do Norte, onde o foco é mais em participações de bitcoin de longo prazo.”

Binance, Huobi e OKEx possuem a maior parcela de mercado.
Binance, Huobi e OKEx possuem a maior parcela de mercado. Fonte: Messari e CryptoPotato.

É importante notar que as repressões regulatórias na indústria e indivíduos proeminentes continuaram. Surgiram relatórios em 2020 de que o China Merchant Bank havia congelado contas bancárias pertencentes a usuários envolvidos em atividades de criptomoeda.

Além disso, as autoridades teriam levado o fundador da OKEx sob custódia da polícia enquanto investigavam a corretora.

Por outro lado, o país asiático tem aceitado significativamente mais o blockchain – a tecnologia subjacente por trás do bitcoin.

O presidente Xi instou a nação a aumentar os investimentos em tecnologia em 2019, o que resultou em vários novos projetos. Provavelmente, o mais conhecido é o Blockchain Service Network (BSN). O documento destacou que funciona como um “ambiente de desenvolvimento padronizado dentro de uma rede técnica aprovada pelo governo” e já integrou 24 blockchains.

Ásia, a sede dos maiores unicórnios e tokens

O documento de Messari também teve uma abordagem mais ampla para examinar o comportamento de desenvolvedores, investidores e usuários em todo o continente asiático. Além do domínio chinês já mencionado, outros países da região, como Índia, Japão, Hong Kong, Coréia do Sul e Cingapura, ficaram com uma fatia substancial do mercado de criptomoedas.

“Com a Ásia representando 60% da população mundial, as empresas de infraestrutura em todo o mundo estão interessadas em explorar o mercado em crescimento. No final do ano passado, seis dos dez maiores cripto unicórnios do mundo estavam localizados na Ásia.”

O estudo também disse que “dos 20 principais projetos de tokens com sede, 42% da capitalização de mercado está baseada na Ásia”, de acordo com os dados de meados de janeiro de 2021.

Dominância do mercado chinês.
Dominância do mercado chinês. Fonte: Messari e CryptoPotato.

As empresas asiáticas também dominam os mercados de futuros. A pesquisa concluiu que essas empresas respondem por 98% dos volumes de negociação de futuros de ETH e 94% de BTC.


 

BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!