Cointimes

A “crise financeira de 2023 começou”, afirma mega-investidor do mercado de ouro

Peter Schiff

Para o governo dos Estados Unidos, a crise bancária foi evitada, mas para o mega-investidor Peter Schiff ela só está começando. Peter previu a crise financeira de 2008 e é um dos maiores nomes no mercado de ouro. 

Esta não é mais a crise financeira de 2008. Esta é a crise de 2023. Já faz muito tempo – quinze anos desde que tivemos uma crise financeira. Estou surpreso que tenha demorado tanto para esta crise começar. Mas não estou surpreso que estejamos passando por uma crise.” – afirmou Schiff.

Com a falência dos bancos Silvergate, Signature e Silicon Valley, o mercado está assustado com o setor. Nesta terça-feira a agência de classificação Moody’s reviu as perspectivas para o setor bancário de estáveis para “negativa”

Apesar do governo ter afirmado que irá cobrir as perdas dos depositários dos bancos falidos, as ações bancárias não param de cair nas bolsas de valores ao redor do mundo. O Credit Suisse chegou às suas mínimas históricas de preço na manhã desta quarta-feira (15) com Deutsche Bank caindo -7,8%, Societe Generale -11,9% e BNP Paribas -10,7%. 

Pagadores de impostos vão salvar o sistema bancário mais uma vez

A queda dos bancos não foi pior, pois o governo interviu, segundo Peter Schiff. O governo efetivamente utilizou o dinheiro dos pagadores de impostos para salvar o sistema financeiro de uma corrida bancária sem precedentes. 

“Ninguém quer admitir que é um resgate porque, obviamente, os resgates não foram populares e, portanto, eles querem se distanciar dessa linguagem. Mas isso é absolutamente um resgate.” – afirmou Peter sobre o uso de terminologias diferentes por burocratas estatais sobre o resgate aos depositários dos bancos falidos. 

No final das contas o cidadão comum que irá pagar mais uma vez, por meio da inflação:

OK, bem, então de onde virá o dinheiro? O homem na lua? Claro, os contribuintes vão pagar. Mas eles podem não pagar na forma de impostos porque ninguém tem integridade para realmente aumentar os impostos da classe média. Mas isso não significa que os contribuintes vão se safar dessa. Eles vão pagar por isso. Só que eles não vão pagar por isso com impostos mais altos. Eles vão pagar por isso com preços mais altos.

Bitcoin nasceu na última crise financeira

Essa história parece uma repetição da crise de 2008, na qual o governo teve que intervir para salvar os grandes bancos. Foi nessa época que o Bitcoin surgiu e em seu primeiro bloco do blockchain viu-se uma mensagem de protesto contra o resgate aos bancos.

Se na primeira crise bancária vimos o surgimento do bitcoin, será que nessa veremos o começo da sua adoção em massa como subterfúgio ao frágil dinheiro governamental?

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading