Muitos investidores colocaram suas preocupações sobre a inflação em segundo plano graças a uma forte valorização da bolsa de valores norte-americana no segundo semestre.
Mas essas preocupações estão ressurgindo com o recuo nas ações que ocorreu esta semana, e com o discurso do presidente do Banco Central dos EUA (Fed), Jerome Powell, em Jackson Hole.
A flexibilização das pressões inflacionárias em julho havia sugerido esperanças de que a inflação tivesse atingido um pico, mas o gerente de fundos, Jordan Cvetanovski, pensa que ela “está aqui para ficar.”
“O mercado está apostando em uma queda bastante rápida da inflação de base. Acreditamos que ela permanecerá mais alta por mais tempo e as taxas serão mais altas do que o esperado. Mesmo que os desafios de energia e fornecimento sejam mais fáceis, a inflação não será facilmente domada,”
disse Cvetanovski, fundador e diretor de investimentos da Pella Funds Management.
Se é assim, onde ele está colocando seu dinheiro?
A rede norte-americana de lojas de variedades Dollar General (DG) é uma de suas melhores escolhas.
“Pensamos que, em geral, os varejistas de desconto em todo o mundo se beneficiarão desta tendência nos Estados Unidos. Na verdade, houve um crescimento muito forte nas vendas tanto durante a Grande Crise Financeira como nos anos de lockdown da pandemia do Covid-19,”
disse Cvetanovski.
Ele espera que o Dollar General seja capaz de repassar qualquer aumento de preços aos consumidores. A empresa vende de tudo, o que é menos sensível ao preço para os consumidores em comparação com itens discricionários, acrescentou ele.
Cvetanovski também gosta da varejista de moda esportiva JD Sports (JD.L), uma empresa que ele descreve como “um negócio bem administrado, capaz de crescer em um ambiente fraco”.
“Se você olhar esta empresa, historicamente, ela cresceu 10% nos últimos 10 anos, e mesmo neste ambiente, ela está conseguindo crescer 5% ao ano, o que é um resultado muito bom.”
A principal base de clientes da empresa, de 16 a 25 anos de idade, é também “uma parte ainda bastante resistente” do mercado consumidor, acrescentou ele.
Cvetanovski disse que a JD Sports poderia crescer significativamente abrindo novas lojas, e que poderia tirar vantagem dos concorrentes enfraquecidos nos Estados Unidos e na Europa para se envolver em fusões e aquisições.
O que pode vir a seguir para os varejistas
Os varejistas estão enfrentando cada vez mais pressões de margem, graças aos custos mais altos de mão de obra e insumos, bem como à diminuição do poder aquisitivo dos consumidores. Como, então, os investidores devem se posicionar para estas condições?
“Achamos que se deve manter as empresas que estão executando muito bem, que são bem administradas, que têm balanços fortes e que se mostraram bem durante uma crise, e que tiram proveito disso,”
disse Cvetanovski.
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