A Coinbase está enfrentando uma ação judicial coletiva por sua suposta falha em prover segurança para as contas de seus clientes.
De acordo com documentos recentes, o cliente da Coinbase George Kattula alega que sua conta foi invadida e seus ativos foram roubados devido à falha da plataforma em implementar medidas de segurança adequadas contra atividades fraudulentas.
“Ao contrário de suas representações, a Coinbase não emprega adequadamente práticas padrão para manter as contas de clientes seguras.”
O documento também pontua as alegações da Coinbase de que a exchange “construiu sua reputação com base na premissa de que sua plataforma oferece aos clientes uma maneira segura de comprar, armazenar e transacionar cripto ativos.”
Kattula alega que, em abril, quase US $6.000 em ativos digitais de sua conta foram enviados para carteiras desconhecidas depois que ele tentou mudar sua senha, conforme aconselhado por um email supostamente enviado pela Coinbase.
“A Coinbase não conseguiu atrasar o processamento ou execução da atividade suspeita acima na conta do requerente.
Em 28 de abril de 2022, a Coinbase permitiu que os hackers que violaram a conta Coinbase do requerente retirassem US $1.000 da conta bancária do mesmo.”
Kattula, que está entrando com a ação coletiva em nome de outros clientes da Coinbase, também alega que a exchange bloqueia as contas de usuários, o que leva a perdas financeiras devido ao preço volátil dos ativos.
Ele também acusa a empresa de não revelar que possui securities em sua plataforma.
Saiba mais: Coinbase defende sua listagem, apesar da pressão da SEC
“A Coinbase bloqueia indevida e irrazoavelmente seus consumidores de acessar suas contas e fundos, seja por longos períodos de tempo ou permanentemente. Devido à extrema volatilidade do valor das criptomoedas, com quedas de 40% em 24 horas, a impossibilidade de acessar uma conta para vender, comprar ou negociar criptomoedas leva a graves perdas financeiras para os titulares de contas.”
Com os recentes escândalos envolvendo a exchange, as ações da Coinbase (COIN) estão em queda de 2,4% hoje, 8% nos últimos 5 dias. O preço de fechamento de quarta-feira (24) para as ações foi de US $71,84. No momento da redação, as ações estavam sendo negociadas a US $69,41.
Leia também: