O crescimento global parece mais frágil do que nunca com os lockdowns da Covid na China, a crise energética na Europa e a alta inflação nos EUA.
Como os EUA também estão sofrendo pressões inflacionárias e possível destruição da demanda, o banco central norte-americano (Fed) poderia ser forçado a fazer um aumento de 75 pontos-base pela terceira vez seguida, um acontecimento sem precedentes.
Diante de um ambiente de investimento difícil, os participantes do mercado aparentemente decidiram retirar-se de ativos de risco, já que as ações globais perderam US $3,75 trilhões na semana passada, de acordo com Holger Zschaepitz, da Welt.
Preocupações com a estagflação
Em 15 de setembro, Indermit Gill, Economista Chefe do Banco Mundial, disse que está preocupado com uma “estagflação generalizada,” onde o baixo crescimento será acompanhado de alta inflação em todo o mundo, que é a principal razão pela qual o Banco Mundial cortou as previsões de crescimento de todos os países para um terço.
Não é de se admirar que a pesquisa do Índice de Gestão de Investimentos para setembro tenha revelado que os investidores estão antecipando perdas de mercado a curto prazo devido a várias preocupações macro. Além disso, o índice de apetite ao risco caiu de -13% para -16%, indicando que os mercados estão em um ambiente livre de risco.
Apesar de uma sensação ruim nos mercados em geral, algumas partes dos mercados resistiram bem ao longo de 2022 até agora. A mais proeminente delas é a energia, empresas como a Occidental Petroleum (OXY) subiram mais de 107% no ano até agora (YTD).
TI e tecnologia em geral também estão desfrutando de um sentimento positivo. No entanto, os preços das ações de tecnologia de crescimento foram abalados em 2022.
Para os investidores no mercado, ou aqueles que procuram entrar, parece que a melhor aposta são empresas com altos fluxos de caixa, fortes fossos competitivos e possivelmente um papel de liderança em sua indústria. Apostas mais especulativas talvez devam ser deixadas para um ambiente de mercado diferente.
Leia também: