Passfolio

Enquanto a Europa está na busca pelo título de líder global na adoção de veículos elétricos, segundo o Goldman Sachs, um novo ecossistema de baterias pode surgir. 

O banco estima que a penetração de veículos elétricos (electric vehicles – EV) na Europa atingirá 72% em 2030, contra apenas 11% em 2021. Segundo essa estimativa, a região pode liderar o mundo na adoção dos automóveis.

Os analistas do Goldman, liderados por Philipp Konig, disseram em nota que esperam que a demanda de baterias para EV aumente em uma taxa composta de 20% até 2030.

A estimativa se baseia na proibição da União Europeia de veículos movidos a combustíveis fósseis até 2035, o que pode criar um mercado de baterias avaliado em $900 bilhões de dólares até o ano, de acordo com o Goldman.

Passfolio

Com isso, Goldman nomeou as principais ações ao longo da cadeia de fornecimento e valor das baterias que podem se beneficiar da “maior transformação industrial da Europa.”

  • As ações da empresa alemã Varta (VAR1) estão na lista do Goldman por serem a única fabricante de baterias na liderança em micro baterias e baterias de consumo em toda a Europa.

    O banco observou que a empresa planeja expandir a produção de baterias para o espaço EV e já conseguiu a Porsche (PAH3) como seu primeiro cliente. A Varta também visa capitalizar a demanda adicional de outras montadoras, armazenamento de energia e outros mercados finais.

    Essa expansão pode impulsionar um crescimento composto de 14% de 2025 até 2030, gerando receitas de quase $3 bilhões de euros (US $3,15 bilhões), de acordo com as estimativas do Goldman. 

    O banco tem um preço-alvo de $102 euros por ação, o que implica um potencial de aumento de 18,6% para seu preço de fechamento de cerca de $86 euros de 28 de junho.
  • O Goldman também gosta das ações da LG Energy Solutions, da Coréia do Sul. O banco descreveu como o segundo maior fornecedor de baterias EV do mundo, com boa participação de mercado da empresa na Europa, bem como da crescente exposição aos Estados Unidos, que pode ser o próximo grande impulsionador da adoção de EV.

    O banco estima que os lucros da empresa antes de juros, impostos, depreciação e amortização vão crescer 6,7 vezes até 2030. A meta de preço de US $365,90 por ação representa um potencial aumento de 21,3% para seu preço de fechamento em 29 de junho.
  • As ações da Samsung SDI (SSDYI) estão na lista pois o banco acredita que a empresa continuará a apresentar crescimento de lucros, liderado principalmente pela forte demanda por baterias cilíndricas e crescimento sólido de baterias EV.

    A empresa também tem uma forte presença no mercado europeu de baterias de EV e conta com BMW (BMWB) e Volkswagen (VWAGY) como seus principais clientes, de acordo com Goldman. O banco espera que a empresa mantenha sua liderança neste espaço.

    Sua nova joint venture para construir uma fábrica de baterias com a Stellantis (STLA) também posicionará bem a empresa para expandir sua exposição global e aumentar sua capacidade e receita de baterias EV, disse Konig. 

Caso você deseje investir em alguma ação listada nas bolsas norte-americanas, crie sua conta na corretora Passfolio.

Leia também:

Passfolio