As autoridades alemãs fecharam o mercado da darknet, Hydra, depois de proteger a infraestrutura do servidor e apreender 543,3 BTC (25 milhões de dólares).

Hydra – maior mercado da darknet

Hydra era o maior mercado da darknet, responsável por cerca de 80% de toda a movimentação e participação destas plataformas muito utilizadas para operações de mercado negro e, inclusive, de mercado vermelho.

gráfico comparando participação de mercado das plataformas na darknet

Hydra tinha origem russa e as operações mais comuns na plataforma eram de compra e venda narcóticos; lavagem de dinheiro; documentos falsificados – mercado negro, que eram o foco principal -; bancos de dados roubados; e serviços de aluguel de “hackers” – para roubos – mercado vermelho.

No momento do fechamento, aproximadamente 17 milhões de contas de clientes e mais de 19.000 contas de fornecedores estavam registradas no mercado. ZIT e BKA estimam que o mercado da darknet tenha faturado mais de $1,23 bilhão de euros em 2020.

Mercado Negro e Mercado Vermelho

Ambos os mercados negros e vermelhos são considerados assim por serem banidos pelo Estado. Considerados ilegais em determinadas regiões.

A diferença é que o mercado vermelho é composto por operações antiéticas, imorais e violentas, como tráfico de pessoas, tráfico de órgãos, comércio de itens roubados, contratação de serviços como assassinato ou roubo, etc.

É interessante também saber que existem mercados cinzas e rosas.

O mercado cinza é composto por operações ilegais, quando não executadas pelo estado (apostas, esquemas de pirâmide – INSS, etc); enquanto o rosa é composto por operações violentas, antiéticas e imorais, mas conduzidos pelo Estado (imposto, conscrição, venda de mercadoria roubada na alfândega, leilão de criptoativos roubados de pessoas pacíficas,etc).

Confisco de 543,3 BTC para mercados cinzas e rosas

O fechamento da Hydra segue o fechamento de vários outros mercados da darknet nos últimos meses, incluindo UAS Store, Ferum Shop, Sky-Fraud Forum e Trump’s Dumps.

O site especializado em análise de blockchain, Elliptic, confirmou a apreensão de ativos digitais das autoridades, rastreando a movimentação de 88 transações no valor de 543,3 BTC.

movimentação no endereço atribuido ao mercado da darknet apreendido.

O endereço que foi identificado como pertencente aos donos da plataforma é o {1EHBzucTdcpESQhR9TqDPoucJFRAVruChx}.

Ainda não sabemos como o governo alemão conseguiu acesso à chave-privada, mas estes bitcoins confiscados/roubados provavelmente serão leiloados pela Alemanha em um mercado cinza (ou rosa); ou simplesmente absorvidos como parte do tesouro do país.

Leia mais:

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.