• Com traders apostando na baixa, a WAVES caiu mais de 20% e a stablecoin USDN perdeu sua paridade com o dólar;
  • O criador da Waves afirma que a gigante exchange FTX está por trás do movimento, mas o CEO, Sam Bankman-Fried, nega.

A WAVES caiu mais de 20% e até a stablecoin do ecossistema Waves, ironicamente, desvalorizou e perdeu a paridade com o dólar. Mas o criador da Waves, Sasha Ivanov, culpa o dono da exchange FTX.

Neutrino, o protocolo algorítmico de estabilidade de preço de ativos, serve como um kit acessível de ferramentas DeFi. Ele foi construído em cima da blockchain Waves e conseguiu quase dobrar seu valor de mercado em menos de um mês.

No entanto, o projeto de stablecoin do protocolo – USDN – desvinculou-se do dólar depois de cair para um mínimo de US$ 0,83 e ser negociado em queda. WAVES, o token que apoia a stablecoin, desabou ainda mais – 21,53% em relação à semana passada.

O fundador do Waves Protocol, Sasha Ivanov, acusou a Alameda Research de manipular o preço e operar a descoberto (shortando WAVES). A Alameda Research, segundo Ivanov, é a dona da FTX. O CEO da corretora nega: “Obviamente é mentira e teoria da conspiração”.

A “teoria da conspiração”

Em uma sequência de tweets, o criador da Waves diz que uma campanha anônima de FUD começou nas redes sociais para que as pessoas fiquem receosas com a WAVES e vendam suas moedas. O usuário 0xHamZ e uma “multidão de trolls pagos”, segundo Ivanov, começou com isso.

Tweet
Tweet anônimo acusando a WAVES de ser pirâmide financeira

A campanha coincidiu com um grande empréstimo na plataforma Vires Finance, onde um usuário pegou cerca de US$ 31 milhões em WAVES e enviou para a corretora Binance. “Obviamente para vender e trazer os preços para baixo”, disse o criador por trás da Waves Protocol e Vires Finance.

“Comecei a pesquisar no Vires quem poderia pegar emprestado lá. E olha quem eu encontrei – e-mail: info@alameda-research.com, verificado”, tuitou Ivanov.

Segundo ele, a conta começou a pegar empréstimos na plataforma no dia 20 de março e, pouco depois, uma campanha de medo, incerteza e dúvida começou a rolar nas redes sociais.

Vires Finance
Conta “3PHk…” na Vires Finance, supostamente da empresa dona da FTX

“Então, o que temos aqui: eles foram os primeiros a empurrar o preço no FTX, mas depois que a posição foi fechada com lucro, a operação de short subsequente que abriu falhou, porque o preço continuou subindo. Empréstimos e FUD tiveram que derrubar o preço e tornar o short lucrativo.”, disse o desenvolvedor da Waves.

Comentando o caso, o dono da FTX disse que não passava de teoria da conspiração:

O que vai acontecer agora?

Após o incidente, Ivanov anunciou que uma nova proposta de alteração do protocolo DAO havia sido submetida à Vires Finance. Ela visa reduzir o limite de liquidação para empréstimos Waves e USDN para 0,1% temporariamente, limitando o rendimento anual máximo de empréstimo a 40%, a fim de evitar a manipulação do mercado.

No entanto, a comunidade cripto no Twitter ficou preocupada. De fato, a última desvinculação do USDN gerou dúvidas em relação ao UST devido à semelhança das duas stablecoins em termos de funcionamento e profundidade de liquidez.

O co-fundador da Defi Pulse tuitou: “Você pode estar se perguntando se o que está acontecendo com o $USDN pode acontecer com o $UST, porque eles possuem designs semelhantes. E a resposta é sim, poderia. Como eu sei? Porque aconteceu em maio passado.”

Leia mais:

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br