Cointimes

Alfândega da Finlândia possui US$14 milhões em bitcoins confiscados

A alfândega da Finlândia possui quase 15 milhões de dólares em bitcoins, confiscados em grandes operações contra drogas ao longo dos últimos anos. Porém, a agência não tem certeza do que deve fazer com tudo isso.

Segundo matéria do portal Yle, aproximadamente 1.666 bitcoins foram confiscados nos últimos anos, e estão sob a guarda da alfândega. O plano original consistia em leiloar os bitcoins na primavera de 2018, porém não o fizeram com medo do dinheiro eventualmente voltar para os criminosos.

Pekka Pylkkänen, diretor de finanças da alfândega da Finlândia, afirma:

“Do nosso ponto de vista, os problemas são relacionados especificamente aos riscos de lavagem de dinheiro. Os compradores (de criptomoedas) raramente as usam em empreendimentos comuns.”

Em contrapartida ao que Pylkkänen afirma, muitos estudiosos do mercado discordam de tal informação; segundo uma análise da empresa Elliptic em blockchain, é sugerido que “apenas 0,5% de todas as transações são ligadas à dark web”, o que seria em torno de $829 milhões.

Na semana passada (21 de fevereiro), o US Marshals Service leiloou mais de 4 mil bitcoins, em uma recorrente tradição de vender moedas apreendidas para auxiliar no tesouro nacional do governo.

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading