Um texto de Pamela Porter.

A criptomoeda percorreu um longo caminho desde seus primeiros dias como “e-cash” na década de 1980. Agora, existem mais de 1.000 criptomoedas em uso, e a capitalização de mercado e a conscientização continuam crescendo. O Bitcoin, sem dúvida é a criptomoeda mais conhecida em uso, cresceu exponencialmente desde o seu início em 2008.

Você sabia que em média, os canadenses pesquisaram por “Bitcoin” mais do que “Kim Kardashian” ou “Banks” no ano passado? Usando os dados fornecidos por uma pesquisa realizada pela CorbinPartners entre 5 de julho e 29 de outubro de 2018, este artigo discutirá o aumento da adoção de criptomoedas e a crescente conscientização no Canadá.

Leitura recomendada:
++ Um brevê dossiê do halving do Bitcoin
++ Como minerar Bitcoin? Como funciona a mineração?

Maior conscientização

Conscientização do Bitcoin no Canadá
Familiaridade com criptomoedas.

76% dos entrevistados estão familiarizados com o conceito de criptomoeda. Desses 76% dos canadenses, 97% deles já sabem o que é o Bitcoin.

Em meados do final de 2018, os parceiros Corbin entrevistaram 1.226 entrevistados em todo o Canadá, em um esforço para avaliar o quão notável o Bitcoin se tornou. Dos 1.226 entrevistados pesquisados, 76% sabiam o que era criptomoeda. Isso significa que aproximadamente 930 canadenses – o tamanho de uma escola média de Toronto ou um trem TTC na hora do rush – já sabiam o que era criptomoeda. Desses 930 canadenses que disseram “sim” a saber o que era criptomoeda, 97% deles já estavam cientes do que era o Bitcoin. Portanto, mesmo que o conceito de criptomoeda não fosse familiar, a novidade do Bitcoin não era.


++ Entre no nosso canal do Telegram e fique por dentro dos maiores vazamentos! Cointimes Leaks!


Por que o Bitcoin está subindo?

Se você pensar em quanto a palavra “Bitcoin” é usada na mídia convencional, não é de surpreender que 97% das pessoas que sabiam o que era criptomoeda também sabiam o que era Bitcoin. O Bitcoin também é a moeda mais amplamente estabelecida no Canadá e nos EUA, por isso não é exagero sugerir que a conscientização do Bitcoin está se aproximando do mainstream.

Por exemplo, o Oxford English Dictionary recentemente adicionou a palavra “Satoshi”, que é a menor unidade de um Bitcoin. Outro exemplo pode ser visto em Toronto, onde existe uma rede crescente de startups e caixas eletrônicos de Bitcoin, cuja quantidade fica atrás apenas dos EUA. O governo e os bancos canadenses também estão fazendo esforços para aumentar e fortalecer os regulamentos de criptomoeda. Se você considerar esses esforços e todas as startups em Toronto, parece que o Bitcoin está aqui para ficar.

Canadá
Vantagens percebidas do bitcoin comparado os meios tradicionais.

Na ordem: “Uso global, sem fronteiras”, “Não ter forma física”, “Facilidade do uso”, “Velocidade das transações”, “Privacidade”, e “Custo/Taxas para usar”.

“Uma das perguntas da pesquisa feitas a não-usuários de Bitcoin está relacionada às vantagens percebidas do uso do Bitcoin em comparação à moeda tradicional. Das 686 pessoas que responderam, 39% afirmaram que a usabilidade global/internacional parecia a qualidade mais vantajosa do Bitcoin.”

Reserve um momento para considerar por que o Bitcoin está subindo e quais vantagens relacionadas ao Bitcoin que o motivariam a experimentá-lo ou comprá-lo. Se você pensou que a fungibilidade global ou a forma puramente digital do Bitcoin eram um ativo, você não está sozinho!

Os usuários de Bitcoin também não precisam se preocupar com as taxas de conversão internacionais, porque a moeda digital é a mesma em todos os computadores!

Os usuários de Bitcoin também não precisam se preocupar com taxas ocultas sorrateiras, normalmente associadas a compras em outras partes do mundo. Hipoteticamente, se você viaja para o exterior e deseja desesperadamente algum item caro, pode usar seu Bitcoin para pagar seus custos de viagem sem ter que se preocupar com taxas de conversão e dinheiro.

Pesquisas do Google

Voltando ao momento em que consideramos as vantagens do Bitcoin, você pode ter dado um peso considerável à forma puramente digital do Bitcoin. Dos participantes pesquisados, 22% disseram que a falta de uma forma física do Bitcoin (ou seja, não é dinheiro em sua carteira, um talão de cheques ou cartão de plástico) era uma vantagem percebida da criptomoeda. Isso não é uma surpresa, pois cada vez mais consumidores participam de transações sem dinheiro, como Apple pay, Google Pay, ou transferências eletrônicas.

Além disso, a maioria dos comerciantes via o Bitcoin como uma “inovação valiosa”, rápida, conveniente e transacionalmente mais econômica em comparação com cartões de débito ou crédito. Se um cliente estiver pagando mercadorias com Bitcoin, um fornecedor não precisará se preocupar em pagar taxas administrativas aos bancos quando o débito ou crédito for usado. Parece que, de ambos os lados da transação, a forma digital do Bitcoin é uma grande vantagem.

Pesquisas bitcoin banks Kim Kardashian no Canadá
Pesquisas no Google.

“No ano passado, mais pessoas no Canadá pesquisaram Bitcoin no Google do que Banks ou Kim Kardashian.”

Se as estatísticas da pesquisa que discutimos até agora não forem convincentes o suficiente, dê uma olhada nas tendências de pesquisa do Google capturadas entre 1º de novembro de 2018 e 1º de setembro de 2019. Em média, mais pessoas pesquisaram por “Bitcoin” do que por “Kim Kardashian”, que é alguém que tem mais de 150 milhões de seguidores no Instagram, mais de 62 milhões de seguidores no Twitter e 17 temporadas de um reality show na TV.

Se uma pessoa com mais seguidores que três vezes a população do Canadá pode ser menos pesquisada que uma moeda que existe há apenas 10 anos, o que isso significa para a conscientização futura do Bitcoin? No mínimo, os resultados da pesquisa indicam que o Bitcoin finalmente penetrou na consciência coletiva dos canadenses e se tornou popular.

market cap apple, google, jpmorgan, bitcoin, etc
Comparação do marketcap de grandes empresas e o Bitcoin.

Para ajudar a colocar a adoção de criptomoedas em perspectiva, este gráfico é uma comparação do valor de mercado do Bitcoin com outras empresas disruptivas. Como você pode ver no gráfico, o Bitcoin já conseguiu superar a IBM (uma empresa de 100 anos), Shopify e Canopy Growth. Seria notável se o Bitcoin pudesse superar o JPMorgan, um dos bancos “Big Four” dos EUA, e aterrissar atrás do Google, mas isso pode demorar um pouco.

Mais pessoas acumulando bitcoins no Canadá

motivos para comprar btcs
Motivo para aquisição dos BTCs.

Você já pensou em possuir Bitcoin? Em caso afirmativo, qual seria o fator que o motivou a finalmente comprar ou pelo menos usar o Bitcoin? Talvez fosse a pura novidade de usar a moeda digital e se jogar no futuro. Ou talvez seja porque você está lendo as oportunidades de investimento e deseja expandir seu portfólio.

Independentemente do porquê, há algo que o intriga. Dos participantes da pesquisa que eram proprietários de bitcoins, 39% disseram que o motivo pelo qual adquiriram o Bitcoin pela primeira vez foi porque eles só queriam experimentá-lo. Isso significa que aproximadamente 86 pessoas que participaram da pesquisa decidiram adquirir o Bitcoin apenas para ver como era! Essa é uma decisão bastante ousada para criar um sentimento tão experimental.

Além dos usuários experientes, um terço das pessoas que receberam bitcoin disseram que o obtiveram para fins de investimento. Isso significa que esses usuários provavelmente haviam pesquisado o valor do Bitcoin e estavam interessados ​​em seu crescimento nos últimos anos. Se você está entre as pessoas que ouviram falar do Bitcoin, já fez alguma pesquisa sobre o potencial de investimento dessa moeda? Mesmo que você não tenha pesquisado o Bitcoin com esse objetivo, a quantidade de startups em Toronto, para não mencionar as startups nos EUA, fala do valor da propriedade do Bitcoin.

Criptomoedas estão se tornando popular no Canadá

A conscientização sobre o Bitcoin aumentou quase um terço em um ano, com aproximadamente 96% dos canadenses alegando ter ouvido falar em Bitcoin. O estabelecimento do Instituto de Pesquisa Blockchain em Toronto, destinado a expandir as economias baseadas em Blockchain em todo o mundo, é mais uma evidência de um crescente reconhecimento do valor do Bitcoin e da importância de investir nessa moeda. Com as crescentes medidas de segurança, regulamentos e popularidade, parece que a adoção de criptomoedas no Canadá está em um crescimento muito constante.


Quer aprender mais sobre Bitcoin? Conheça o Cointimes Research | Bitcoin o maior relatório brasileiro sobre Bitcoin. São 60 páginas com tudo que você precisa saber sobre o presente e o futuro da maior criptomoeda do mercado.