Com indicadores on-chain atingindo condições de sobrevenda significativamente, os mercados futuros de Bitcoin veem a alavancagem mais alta de todos os tempos, com maiores chances de volatilidade e um viés de short squeeze – movimento repentino de forte alta do preço do ativo, causado pela recompra de ações de investidores vendidos. 

Nesta semana, os investidores em bitcoin se depararam com seis velas vermelhas consecutivas, acompanhadas por uma onda de vendas mais ampla do mercado após o aumento das preocupações com a política de austeridade do Federal Reserve (Banco Central dos EUA). 

Preço do BTC no CoingoLive - Análise on-chain: alavancagem no mercado de derivativos de Bitcoin cresce em ritmo agressivo
Preço do Bitcoin, 1h, 24h, 7d – Fonte: CoinGoLive.com

A onda de vendas no mercado, que ocorre em mercado de baixa, tem acompanhado a falta de interesse dos investidores do varejo. Segundo a Glassnode, a métrica Hodler Net Position Change verifica a mudança contínua de 30 dias na maturação da moeda. Valores positivos (verdes) significam que as moedas estão envelhecendo em uma taxa maior do que os gastos. 

Ou seja, apesar da euforia e “medo extremo” demonstrado pelo Índice de Medo & Ganância no mercado, os HODLers de bitcoin estão silenciosamente diminuindo a velocidade de gasto das moedas. 

Passfolio
gasto de moedas (bitcoins) pela rede
Para medir a velocidade de gasto, a Glassnode usou o Value Days Destroyed Multiple (VDD), que compara a destruição da moeda com a média anual – Fonte: Glassnode

Alavancagem em ritmo agressivo

Já nos mercados futuros, a alavancagem no mercado de derivativos de bitcoin cresceu em um ritmo agressivo, conforme sinaliza a empresa de análise on-chain. Desde 4 de dezembro as posições cresceram em 42%, somando 264.100 BTC em derivativos nas corretoras identificadas:

Bitcoin: Futures Open Interest Perpetual – Fonte: Glassnode

Liderando o rápido crescimento da especulação de futuros estão os usuários da Binance, de longe a maior bolsa de futuros de Bitcoin em volume e tamanho. 

Normalmente, os períodos em que a alavancagem em aberto de futuros excedem mais do que 2% do valor de mercado são de curta duração e tendem a terminar drasticamente, e para qualquer direção. Atualmente esse índice está em 1,98%. 

contratos futuros em aberto
Futures Open Interest Leverage Ratio – Fonte: Glassnode

Veja também que à medida que o volume de contratos abertos em futuros atinge novos máximos, a soma diária do volume negociado em futuros têm tendência na direção oposta. Por isso, ainda é importante estar alerta, pois caso ocorra um evento de desalavancagem, em um ambiente de baixa liquidez, o movimento pode ser amplificado.

volume de derivativos
Bitcoin: Futures Volume – All Exchanges (14d Moving Average) – Fonte: Glassnode

Os mercados futuros de Bitcoin estão em ritmo agressivo, com maiores chances de volatilidade e um viés de “short squeeze”. 

O baixo nível de demanda baixa no mercado spot – ativos financeiros negociados para entrega imediata, como commodities, ações, alguns tipos de títulos e câmbio (moeda) – é confirmado pelas métricas da rede: HODLers em acumulação e baixo interesse do varejo.

Você ainda pode se aprofundar mais na análise da rede com o relatório completo da Glassnode e também assistindo o Resumo da Semana do Jaragua. Fique ligado no grupo do Telegram do Cointimes para receber as próximas análises on-chain.

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br