O economista e analista de criptomoedas Alex Krüger resolveu entrar no intenso debate sobre o halving do Bitcoin estar ou não precificado.
Os bitcoiners parecem cada vez mais divididos sobre como o evento afetará o preço da principal criptomoeda, enquanto uns estão empolgados com a futura valorização do ativo, outros dizem que os investidores já precificaram o evento, comprando antecipadamente.
++ Entenda o que é o halving e como exatamente ele funciona
As previsões são amplas. Alguns dizem que o histórico de preços do Bitcoin mostra que os halvings têm um efeito de alta imediata e irrefutável.
Outros dizem que o preço do Bitcoin aumentará nos meses anteriores ao halving. E muitos analistas dizem que os comerciantes devem estar preparados para o halving não causar nenhum impacto.
Quanto a Krüger, ele diz que a preparação para o halving será fundamental.
“Discutir se o halving do bitcoin está precificado ou não cinco meses antes do evento não faz sentido. A data está muito distante para o mercado ter alguma clareza sobre isso.
Se o preço sofrer uma alta significativa logo antes do halving, pode-se então pensar que o halving talvez esteja precificado.
Para uma análise um tanto análoga, pode-se ver como o preço subiu para o lançamento de futuros da CME em dezembro de 2017, ou ativos de risco em torno de eleições ou eventos do Comitê Federal de Mercado Aberto.”
Ele diz que o evento definitivamente não está precificado devido ao simples fato de que ninguém sabe o que os mineradores – que essencialmente criam novos bitcoins através da verificação de transações – farão.
“O argumento da ‘precificação’ é baseado na redução de emissão do minerador sendo totalmente determinística (ou seja, conhecida).
No entanto, o comportamento dos mineiros não é assim. Os mineiros podem especular com o estoque ou acumular.
A oferta pode, portanto, diminuir com o halving ou até aumentar se os preços não forem altos o suficiente.”
Priced in = market already positioned
— Alex Krüger (@krugermacro) January 7, 2020
⚬ Demand side: a big chunk can come from outside crypto => not priced in
⚬ Supply side: don't know how miners will react, actual supply can go up or down
=> Halving is not priced in
=> Could be bullish or bearish
(long-term bullish)
Em síntese, Kruger termina com algumas conclusões:
- O Halving não está precificado
- O evento pode ser bullish ou bearish (otimista ou pessimista para o preço)
- No longo prazo, o evento é positivo para a cotação do Bitcoin
Leia também: Um breve dossiê do halving do Bitcoin