• Anonymous afirma ter hackeado Banco Central da Rússia
  • Grupo ameaça revelar documentos e atacar empresas

De acordo com um tweet do @YouAnonTv, que afirma fazer parte do grupo hacker descentralizado Anonymous, o Banco Central da Rússia foi hackeado. 

O grupo afirma que irá revelar acordos secretos do Banco Central com o vazamento de 35 mil documentos nas próximas horas. O mesmo perfil mostrou documentos supostamente da autoridade monetária máxima da Rússia, entretanto, alguns usuários afirmaram que tais documentos não eram secretos e sim auditorias públicas. 

Abaixo podemos ver alguns dos documentos vazados (em russo):

Apesar de não termos certeza da veracidade das afirmações, o grupo já se provou capaz de executar ataques bem sucedidos. No final de fevereiro foi publicada uma ação de hacking em canais de TV russos na qual os hackers mostram os horrores da guerra na Ucrânia:

Banco Central da Rússia hackeado, quem será o próximo?

Nas últimas 24 horas os ataques se direcionaram a empresas internacionais que continuam operando na Rússia. Dentre elas Asus, CreditSuisse, Societe Generale, MSI e Nestlé.

“Pedimos mais uma vez às empresas que continuam a operar na Rússia: pare imediatamente sua atividade na Rússia se você sentir pena das pessoas inocentes que estão sendo massacradas violentamente na Ucrânia. Seu tempo está se esgotando. Nós não perdoamos. Nós não esquecemos. #Anonymous #OpRussia” apelo o coletivo hacker. 

Empresas a operar na Rùssia
“Essas companhias continuam a fazer negócios com a Rússia” diz imagem postada por Anonymous

Os sites da Leroy Merlin, Decathlon e Auchan na Rússia estão há mais de 7 dias fora do ar. 

Site fora do ar na Rússia por ataque DDOS do Anonymous
Imagem mostra site fora do ar por 7 dias

Diversas empresas como Goldman Sachs, Apple, Mastercard e Visa pararam de servir clientes russos. Entretanto, algumas empresas e até mesmo corretoras de bitcoin como a Binance, continuam suas operações normalmente com russos. 

Para ver a continuação dessa história siga o Cointimes no Twitter e no Telegram.

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br