Breaking News  
5 aplicações de blockchain para o seu negócio Blockchain

5 aplicações de blockchain para o seu negócio

O blockchain tem muitas funções, conheça algumas para o seu negócio.

Neto Guaraci
Neto Guaraci

Satoshi Nakamoto trouxe ao mundo muito mais do que o Bitcoin, desde de 2009 a tecnologia por trás do bitcoin, o Blockchain, vem sendo utilizada e estudada.

Apesar do excesso de projetos e entusiasmo exagerado, diversas áreas estão se beneficiando desse breakthrough.

Veja algumas delas e tente entender como seu negócio pode atuar nesse novo mundo.

Contratos Inteligentes:

Termo criado em 1993 por Nick Szabo (Link sobre quem é Satoshi Nakamoto), ele descreve a possibilidade de criar contratos jurídicos executados que são executados por uma rede de computadores ao redor do mundo, são contratos autônomos que se auto executam.

Imaginemos uma compra na internet, geralmente você dá o seu dinheiro para uma solução de terceiros, algo centralizado como o Paypal, Mercado Livre ou qualquer outro agente e faz isso pagando uma taxa. Utilizando contratos inteligentes, você consegue cortar a taxa do intermediário, aumentar a confiança do seu pagamento e se algo acontecer de errado com sua compra é possível acionar um terceiro, do contrário o contrato se auto-executa.

Como os contratos são inquebráveis e os registros não podem ser modificados, além da diminuição dos custos de transação, você consegue utiliza uma rede extremamente difícil  de ser censurada.

Considerada pela Bloomberg uma das 50 mais promissoras startups de 2017, a OB1 é uma empresa que cria marketplaces adotando a tecnologia de contratos inteligentes.

Cadeia de suprimentos no blockchain

Grande parte do que consumimos não é criado por uma entidade única e sim por uma enorme variedade de empresas e pessoas. Muitas vezes o processo completo para criação de um produto  é desconhecido pelo montador final ou é extremamente burocrático. Até mesmo algo simples como um lápis percorre um enorme caminho, no vídeo “Eu o lápis” entendemos essa complexidade.

Em ambos os casos acima, o blockchain poderia ajudar. É muito mais barato e transparente rastrear os objetos dentro de uma cadeia de blocos, resultando em economia de recursos e desburocratização dos processos.

Um exemplo de empresa criando blockchains para diminuir os custos na cadeia de suprimentos é a IBM.

Identidade e KYC no blockchain

O Fórum Econômico Mundial reconheceu que serviços de identidade são essenciais para o desenvolvimento do sistema financeiro, a ONU está investindo em um projeto de identificação utilizando o blockchain.

Esses grandes órgãos estão corretos quando sublinham a importância dos sistemas de registro, eles podem ajudar desde aberturas de contas bancárias sem muitas burocracias, até em crises humanitárias.

O blockchain pode ajudar a criar um sistema mais eficiente, foi isso que o governo canadense fez.  Dá uma olhada no vídeo a seguir:

Em parceria com bancos foi criada a empresa SecureKeyTech, ela utiliza a tecnologia do blockchain para garantir privacidade para os cidadãos canadenses ao mesmo tempo que aumenta a segurança das instituições bancárias, diminuindo custos.

Mas não para por aí, já pensou ter uma beer vending machine nas ruas? Isso é impossível sem um sistema de verificação de idade, e é isso que a Civic resolveu.

Máquina de cervaja usando blockchain da civic
A máquina de cerveja baseada em blockchain

Sistema de pagamentos

Fazer um pagamento internacionalmente, de forma instantânea e com taxas absurdamente baixas é possível utilizando o blockchain.

Mas não se prenda apenas ao Bitcoin, diversas outras criptomoedas oferecem o mesmo serviço. Podemos citar algumas como, Nano, Dash, IOTA e Monero.

Grandes bancos já testam blockchains privados, integrando KYC, sistema de pagamentos e verificação de milhares de transações por segundo.

De bancos até vendedores de rua, todos estão adotando alguma criptomoeda ou tecnologia de blockchain.

Armazenamento em Nuvem

Se você já alugou um espaço no Airbnb, já está familiarizado com o modelo de renting da economia compartilhada e entenderá como o armazenamento em nuvem utilizando blockchain pode ser uma quebra de paradigmas.

O preço para armazenar seus arquivos chega a uma fração do cobrado por grandes empresas como a Amazon. Você pode testar armazenar alguns dos documentos da sua empresa em um sistema descentralizado. Que tal?

Há milhares de HDs sem utilidade pelo mundo, em uma economia eficiente e compartilhada todo espaço não utilizado poderia ser alocado. Essa é a ideia por trás da empresa Storj. Veja como funciona:

O sistema mantém redundância dos arquivos em diversas máquinas pelo mundo, ele também garante a privacidade dos seus dados, pois diferente dos provedores comuns como o Google Drive as informações são criptografadas automaticamente.

Essas são apenas algumas aplicações do blockchain, um sistema imutável, descentralizado.

Só o blockchain salva

Neto Guaraci
Neto Guaraci

Sou estudante de Gestão de Negócios e Inovação na Fatec-Sebrae. Trabalho na Foxbit, ajudo na criação de conteúdo. Amo falar sobre criptomoedas, liberdade financeira e empreendedorismo. Se você também gosta, entre em contato. :)

O Cointimes utiliza cookies com o objetivo de melhorar sua experiência em nossa página web e adaptar o conteúdo para torná-lo mais útil e acessível. Para mais informações, consulte a nossa política de cookies.