O governo federal registrou cerca de R$ 153 bilhões pagos em impostos somente no mês de outubro. Esse valor representa um aumento de 9,56% na arrecadação em comparação ao mesmo período do ano anterior.

As receitas administrativas contabilizadas pela receita federal computaram um aumento de 12,31% na arrecadação de outubro. Porém, o acumulado de janeiro a outubro apresentam queda de 9,06%.

A alta mudança nos percentuais de arrecadação podem ser creditados ao desastre econômico causado pela pandemia de covid-19 e pelas medidas de restrição ao trabalho e ao comércio impostas pelo governo. Um estudo publicado pelo IBGE em julho deste ano revelou que cerca de 700 mil empresas fecharam as portas somente em 2020.

A maior parte dessas falências é composta por micro e pequenas empresas que não conseguiram resistir às medidas de restrição do comércio. Além das empresas que fecharam as portas, muitas outras tiveram dificuldade de seguir em dia com os impostos, e isso afetou a arrecadação.

Cointimes Awards

Esse resultado pode ser explicado pelo acréscimo real de 7,4% do volume de vendas e pelo decréscimo real de 7,2% no volume de serviços em setembro de 2020 em relação a setembro de 2019, disse a Receita Federal em relatório, segundo a Agência Brasil

Os estados não serão os únicos a terem problemas com as consequências das medidas tomadas para a contenção da crise sanitária enfrentada no ano de 2020. Um estudo feito pela Organização Mundial da Saúde afirma o número de pessoas com fome no mundo deve aumentar 82% até o final do ano.

Apesar da arrecadação de tributos estar diminuindo sensivelmente no acumulado de 2020, os gastos do Estado seguem crescendo. Economistas estimam um rombo próximo a 1 trilhão de reais somente para o ano de 2020 para os cofres brasileiros. 

Leia mais: Como ajudar o Bitcoin e sua criptomoeda favorita agora mesmo?


Invista em criptomoedas com segurança, alta liquidez e as menores taxas do mercado.

NovaDAX: a exchange mais completa do Brasil com mais de 25 criptomoedas listadas e a melhor nota de atendimento ao cliente.

Conheça novadax.com.br