Nesta terça-feira os clientes do Atlas Quantum tiveram a privacidade dos seus dados possivelmente violada duas vezes.

O primeiro possível vazamento de dados ocorreu no começo da tarde de hoje (19/11). Era um arquivo em formato SQL constando CPF, emails de funcionários do Atlas e cerca de 140 links de know Your Customer – KYC (conheça seu cliente).

Os vazamentos são graves, pois permitem que golpistas utilizem os dados de KYC para abrir contas bancárias falsas, lavar dinheiro e pegar empréstimos.

O autor desse vazamento disse estar insatisfeito com o arredondamento de saldos para baixo, essa seria sua motivação.

O segundo vazamento em 24 horas

O segundo vazamento aconteceu às 19:00 quando um arquivo com 531.139 e-mails e muitos números telefônicos começou a circular.

Conseguimos confirmar alguns dos dados dessa lista gigantesca, porém não encontramos e-mails de contas inativas há mais de um ano.

Parte da lista de e-mails vazados

Atlas e problemas de segurança, o que fazer?

Não é de hoje que o Atlas Quantum tem problemas de segurança. Em 2018 foram expostos mais de 14500 clientes, com e-mails e número de bitcoins na plataforma.

Recomendamos que todos os clientes do Atlas troquem suas senhas e se possível mudem de e-mail. É provável que os dados vazados sejam usados para ataques de phishing e spam.

Além do mais, não sabemos se o atacante teve acesso às senhas dos clientes. Por isso, é importante mudar a senha do Atlas e de serviços relacionados.

Para ver se seus dados foram vazados pelos recentes hacks do Atlas, acesse o site haveibeenpwned.com, provavelmente nas próximas 24 horas a informação estará disponível.

Veja também: Co-fundador do Atlas vai denunciar empresa para Europol


Ainda temos outras revelações sobre o caso Atlas Quantum, fique informado no Telegram Cointimes Leaks.