Depois de ser proibida pela CVM de fazer propagandas no Brasil, a empresa de arbitragem Atlas Quantum surpreendeu mais uma vez o mercado de criptomoedas ao afirmar que fez uma auditoria externa em sua plataforma. Mas será que podemos confiar nessa “auditoria”? É o que vamos ver na matéria.

  • CEO confirma que auditoria foi feita, mas não vai publicá-la;
  • Clientes da Atlas tentam fazer saque e reclamam sobre falta de transparência;
  • Marcamos uma visita na Atlas, veja o que aconteceu;
  • Uma fonte anônima falou que o “relatório de auditoria” é apenas um relatório interno e não a auditoria.

Segundo notícia do Valor Investe, confirmada pelas páginas oficiais da Atlas, a empresa contratou a companhia de auditoria Grant Thornton.

Conforme falou Rodrigo Marques, CEO da Atlas, a Grant Thornton confirmou a existência dos 15,3 mil bitcoins que a empresa de arbitragem diz possuir.

Atlas não vai publicar a auditoria

Entretanto, a Atlas afirmou que não vai publicar a auditoria na internet, o que tem deixado alguns usuários nervosos sobre a contínua falta de transparência da empresa.

usuário da atlas questionando sobre relatório

Também não vimos qualquer declaração da Grant Thornton, o que gera ainda mais suspeitas sobre o conteúdo do dito “relatório”. Se ele é favorável, quais os motivos para não publicá-lo? Esse é o questionamento dos usuários da própria empresa.

Um dos clientes achou que a não divulgação do relatório e o anúncio de uma auditoria parecia “fakenews“:

cliente da Atlas fala que é fake news

Enquanto alguns reclamam da falta de transparência, outros aguardam dias para receber os seus bitcoins. Um usuário da Atlas Quantum afirmou que está desde o dia 14 esperando o saque. A empresa está enfrentando dificuldades e recentemente aumentou seu prazo de saque para D+4:

Usuário da Atlas reclamando sobre o saque no Facebook

Vou ver a auditoria da Atlas?

Contudo a Atlas afirma que os clientes podem fazer uma visita à Atlas em São Paulo para olhar o relatório, bom, e foi isso que eu fiz!

valor investe texto que convida usuários para a auditoria
Fonte: Valor Investe

Peguei os dados divulgados na Valor Investe e Liguei para a Atlas pois queria tentar ver pessoalmente o “relatório de auditoria”, se eles deixarem é claro. Aliás, já tive alguns satoshis por lá e como tenho uma conta que teve informações vazadas por culpa da Atlas, me sinto no direito de ver esse relatório também.

Um dos atendentes disse que a equipe comercial iria ligar para mim até semana que vem para marcar uma visita.

E qual não foi minha surpresa ao receber uma ligação da Atlas poucos minutos depois. Nela disseram que minha conta “não estava ativa”, mas que tentariam me encaixar em uma visita.

Ok, parecia justo que ela desse preferência aos usuários ativos. Então fui procurar pessoas que foram convidadas pela Atlas para ver o tal do relatório.

FOI AÍ QUE TIVE UMA GRANDE SURPRESA….

O relatório de auditoria talvez não exista?

Pedindo anonimato, um usuário que foi convidado para ir à Atlas ver o “relatório” disse que na verdade o único relatório de auditoria que será mostrado é um criado internamente pela empresa:

“A Atlas me convidou. Mas eles deixaram claro que era um Relatório Interno e não a auditoria. Ir lá para ver o relatório que o estagiário escreveu não dá né.”

Esse usuário nos enviou um print da conversa com a Atlas, comprovando sua afirmação.

Ou seja, a empresa Atlas Quantum continua devendo explicações e uma divulgação transparente de seus dados para a comunidade brasileira de criptomoedas.

É também estranho que essa possível auditoria só venha ser alardeada agora, em um período de crise em que os clientes estão sacando em massa os seus bitcoins da plataforma.

A empresa vai publicar sua prometida auditoria? Ou continuará deixando seus clientes no escuro e fazendo afirmações que não foram comprovadas?

Enviamos algumas questões para o e-mail de comunicação oficial da Atlas Quantum, mas até agora não obtivemos resposta. Deixamos um espaço aberto para a Atlas se defender e esclarecer essa situação complicada.

Temos mais revelações sobre a Atlas Quantum, estamos conferindo com o nosso setor jurídico se podemos publicá-las. Fique ligado na nossa página oficial do Facebook para ficar informado sobre o mercado de criptomoedas.

Update: Nota da Atlas Quantum

No final da tarde a Atlas nos enviou uma nota, esclarecendo alguns pontos da matéria e dizendo que uma versão do relatório será gerada e divulgada publicamente no site da empresa.

Confira a nota completa:

” Sobre o relatório de auditoria realizado pela Grant Thornton, o Atlas Quantum reitera que o documento encontra-se disponível na sede da empresa para consulta por qualquer cliente ou parte interessada, bastando realizar agendamento prévio para visita.

Por questões contratuais, a empresa não tem autorização para divulgar esse relatório por meios eletrônicos. Em breve será gerada uma versão do relatório a ser divulgada publicamente no website do Atlas. “


Saiba tudo sobre pirâmides financeiras no Podcast Conexão Satoshi e evite cair em golpes: