Legisladores norte-americanos anunciaram hoje que, durante o mês de dezembro, Sam Bankman-Fried deve depor ao Comitê de Serviços Financeiros da Câmara sobre o colapso de seu império cripto.
A Presidente do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Representantes dos EUA, Maxine Waters, disse nesta quarta-feira (16) que uma audiência bipartidária examinará a queda da FTX e suas “consequências mais amplas para o ecossistema de ativos digitais.”
A FTX implodiu na semana passada, um dos eventos cripto mais amplamente noticiados dentro e fora da comunidade, comparável apenas ao colapso da Terra (LUNA).
A plataforma e suas entidades relacionadas foram à falência quando a informação de que o dinheiro da exchange estava sendo usado para alavancagens envolvendo a Alameda Research veio à público. O pedido de falência agrega cerca de 130 empresas do FTX Group, incluindo a Alameda, que também é uma empresa fundada por Bankman-Fried.
A polícia das Bahamas e as autoridades norte-americanas estão agora investigando a FTX depois que bilhões de dólares em dinheiro dos investidores foram queimados.
Binance está envolvida na falência da FTX?
Enquanto isso, a Binance, a maior exchange cripto por volume do mundo, negou que planejava deliberadamente afundar a FTX depois de ser questionada por legisladores do Reino Unido.
Como prometido às autoridades britânicas, a exchange enviou ao Comitê do Tesouro do Parlamento um documento de cinco páginas delineando a sequência de eventos que levaram ao colapso da FTX.
No documento, a Binance dizia que o catalisador inicial da falência foi um artigo da CoinDesk sobre como a maior parte dos ativos da Alameda Research consistia no FTT, token emitido pela FTX:
“Está claro que as causas do colapso da FTX foram as irregularidades financeiras e possíveis fraudes inicialmente comunicadas no artigo da CoinDesk em 2 de novembro,” o documento afirmava.
O comitê também perguntou a Daniel Trinder, vice-presidente de assuntos governamentais da Binance na Europa, se a exchange sabia que suas ações, que incluíam a venda de grande parte de suas participações de FTT no mercado e a desistência da aquisição da FTX, poderiam levar ao colapso da FTX.
Trinder, por sua vez, afirmou apenas que os movimentos da Binance foram tentativas de proteger seus usuários.
Leia também: