A Genesis anunciou que está congelando os saques de seu serviço de empréstimos como consequência da quebra da FTX. Genesis é uma empresa do Grupo DCG, dono de grandes empresas do setor.
O comunicado ocorreu nesta manhã do dia 16 de novembro, após uma reunião de emergência convocada pelo grupo que contou com a presença de executivos da Genesis, investidores e conselheiros financeiros e profissionais de gestão de crises.
We recognize how challenging this past week has been due to the impact of the FTX news. At Genesis we are entirely focused on doing everything we can to serve our clients and navigate this difficult market environment.
— Genesis (@GenesisTrading) November 16, 2022
Conforme comunicado, a empresa Genesis decidiu congelar os saques de seu serviço de empréstimos, além dos próprios serviços de empréstimo e colateralização, devido à falta de liquidez ocasionada pela quebra da FTX na semana passada.
O anúncio deixa claro que os demais serviços da Genesis, como sua exchange de criptomoedas com negociações em spot (à vista) e derivativos, continuam funcionando normalmente, já que eles contam com liquidez própria e não são afetados pelo serviço de empréstimos.
É esperado que serviços de empréstimos sejam mais duramente afetados por uma crise global de liquidez na indústria, já que esse tipo de serviço, efetivamente empresta liquidez para terceiros e não mantém os depósitos em reservas integrais – pela própria natureza do serviço prestado.
O anúncio está repercutindo neste momento principalmente pelo fato da Genesis fazer parte do Digital Currency Group (DCG), um dos maiores grupos corporativos com investimentos e propriedade sobre grandes empresas da indústria cripto.
Além da Genesis, o DCG é dono de:
- Grayscale, um dos maiores fundos privados com foco em criptomoedas;
- Coindesk, um dos maiores portais de notícias, pesquisa e conteúdo cripto;
- Foundry, a maior pool de mineração de bitcoin em hashrate e faturamento em BTC;
- Luno;
- e TradeBlock.
Além disso, o Digital Currency Group também é conhecido por ter sido um dos grandes investidores da Blockstream, empresa que liderou o desenvolvimento do Bitcoin Core (o software do bitcoin utilizado por mais de 96% de todos os full nodes) por anos e, atualmente lidera o desenvolvimento da Lightning Network, além de possuir os maiores hubs de roteamento e liquidez da LN da atualidade.
Enquanto a falta de liquidez afetar apenas o braço de empréstimos da Genesis, não devem haver maiores complicações, mas o evento inevitavelmente levanta sinais de alerta para todo o mercado – que podem ou não trazer maiores impactos para o mercado.
Leia mais: