O Banco Central do Brasil, autorizou nesta terça-feira (30/03) o funcionamento do WhatsApp Pay, o sistema de pagamentos do mensageiro eletrônico mais usado do país.

“Esses arranjos e instituição de pagamentos têm relação com a implementação do programa de pagamentos vinculado ao serviço de mensageria instantânea do WhatsApp (Programa Facebook Pay). As autorizações permitem que ele seja utilizado para realizar a transferência de recursos entre seus usuários.”

– afirmou o BC brasileiro.

Contudo, foram negados os pleitos da Visa e Mastercard para o funcionamento dos arranjos de pagamentos vinculados ao WhatsApp:

“As autorizações de hoje não incluem os pleitos da Visa e da Mastercard para funcionamento dos arranjos de compra vinculados ao Programa Facebook Pay, que seguem em análise no BC.”

Banco Central impedindo a competição?

Esse sistema de pagamentos do Facebook seria lançado há 9 meses, antes do PIX – o sistema de pagamentos do Banco Central. Contudo, o BC brasileiro inventou algumas justificativas para barrar a inovação no setor.

Na época, o banco dos bancos afirmou que decidiu barrar o WhatsApp Pay para “preservar um adequado ambiente competitivo“. Muitos especularam que o BC impediu o lançamento do novo método do Facebook para poder ter algum sucesso com o PIX.


Quer ganhar Bitcoins?
A gente te ajuda nisso.
Abra uma conta grátis!


 

Leia também: Banco Central suspende projeto do WhatsApp Pagamentos

O Facebook agora se une ao Sistema de pagamentos Brasileiro (SPB) cuja lista completa de participantes pode ser encontrada no site do BC.


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!