Passfolio

O fundador da Microsoft (MS) respondeu a diversas questões em um fórum aberto no Reddit e uma das questões mais comentadas foi sobre o mercado de criptomoedas. 

Bill Gates criou um tópico de “Pergunte-me qualquer coisa” ( AMA – “Ask me Anything”  em inglês) no fórum Reddit. O bilionário, que já ofereceu centenas de milhões para comprar uma moeda digital na década de 90, deu sua posição sobre as criptomoedas. 

“Eu não tenho [criptomoedas]. Gosto de investir em coisas que têm uma produção valiosa. O valor das empresas é baseado em como elas fazem ótimos produtos. O valor da criptomoeda é exatamente o que outra pessoa decide que outra pessoa vai pagar por isso, então não está adicionando à sociedade como outros investimentos.”

– disse Gates.

Antes de ter essa posição, Gates era um grande entusiasta de moedas digitais na década de 90 e acreditava na criação de uma, tentando até mesmo lançar o Windows 95 com um software de moeda próprio. 

Contudo, conforme a Microsoft tornou-se uma das maiores fornecedoras de softwares para o sistema bancário-estatal suas visões também mudaram. Atualmente diversos bancos no Brasil e no mundo usam Windows como sistema operacional, incluindo caixas eletrônicos e pontos de acesso. 

Passfolio

Bilionário é da escola de Buffett

Bill Gates

A posição de Gates sobre investimentos está alinhada com a do mago de Wall Street Warren Buffett. Inclusive o fundador da MS já recebeu conselhos de investimentos de Buffett. 

Para ambos os investimentos devem ser alocados em empresas e empreendimentos que gerem um produto ou serviço de grande valor. 

O Bitcoin é disruptivo e não se encaixa em muitas escolas de investimentos por ser descentralizado e não ter uma estrutura padrão de uma empresa. O bitcoin adiciona valor à sociedade ao dar um produto financeiro livre do controle estatal absoluto, dando liberdade para seus usuários, desenvolvedores e investidores. 

A posição dele Gates não é única. Atualmente, o bilionário Elon Musk está envolvido em criptomoedas como Dogecoin, já comprou bitcoin e parece especular frequentemente com outros ativos digitais. 

Bilionário defende imposto de 60% para bilionários

Outra posição muito discutida veio da ideia de Gates sobre um sistema tributário. Ao ser questionado sobre um sistema de taxação apropriado para os ricos ele respondeu:

“Um sistema tributário precisa ser progressivo. Obter taxas marginais acima de 60% muitas vezes leva a muita evasão complexa se o seu sistema permitir isso. É estranho ter a taxa de ganho de capital abaixo da taxa de renda comum. Um imposto imobiliário poderia ir um pouco acima de 60% – é incrível como poucos países têm isso.”

O que você acha dessas posições do Bill Gates?

Passfolio