Cointimes

Binance compra FTX em meio a crise de liquidez

Binance CEO

Um pedido de ajuda e uma negociação inusitada parece ser o começo da conclusão da crise da FTX. O CEO da Binance, Changpeng Zhao (CZ) e o CEO da FTX, Sam Bankman Fried (SBF) anunciaram a novidade nesta tarde de terça-feira (8).

*Atualização importante: às 18h do dia 9, a Binance confirmou que desistiu de comprar a FTX.

Quebrando o silêncio sobre os recentes rumores de insolvência da exchange americana FTX, SBF publicou no Twitter:

“Olá a todos: Eu tenho alguns anúncios a fazer. As coisas acabaram fechando um ciclo, e os primeiros e os últimos investidores da FTX são os mesmos: nós chegamos em um acordo em uma transação estratégica com a Binance pela FTX.com”

De fato, a Binance investiu na FTX em seu início e, ao vender a sua parte da empresa, recebeu milhões de FTT, o token nativo da corretora FTX. Conforme publicamos anteriormente, surgiram boatos de insolvência da Alameda, empresa irmã da FTX e a Binance decidiu despejar todos os seus FTX Tokens.

Como toda a situação gerou pânico geral no mercado, os usuários passaram a sacar em massa da exchange, gerando um atraso em algumas retiradas e o consequente aumento do sentimento de medo. A FTX estava sofrendo uma espécie de corrida aos bancos com um possível ciclo da morte em mãos.

Em seu anúncio, publicado quase que no mesmo minuto, CZ revelou que a FTX entrou em contato pedindo por ajuda e não negou a existência de uma crise de liquidez. “Essa tarde, FTX pediu nossa ajuda. Há uma crise significativa de liquidez. Para proteger os usuários, nós assinamos uma carta de intenção não vinculante, pretendendo adquirir completamente a FTX.com e ajudar a cobrir o problema de liquidez.”

“Há muito o que cobrir e levará algum tempo. Esta é uma situação altamente dinâmica, e estamos avaliando a situação em tempo real. A Binance tem o poder de desistir do negócio a qualquer momento. Esperamos que o FTT seja altamente volátil nos próximos dias à medida que as coisas se desenvolvem.”, concluiu CZ.

Já o CEO da FTX continuou seu anúncio dizendo que as equipes estavam trabalhando para limpar o atual backlog de saques. “Isso eliminará as crises de liquidez; todos os ativos serão cobertos 1:1. Esta é uma das principais razões pelas quais pedimos à Binance para entrar. Pode demorar um pouco para resolver etc. — pedimos desculpas por isso.”

“Mas o importante é que os clientes estejam protegidos. Um enorme obrigado a CZ, Binance e todos os nossos apoiadores. Este é um desenvolvimento centrado no usuário que beneficia toda a indústria. O CZ fez e continuará fazendo um trabalho incrível de construir o ecossistema global de criptomoedas e criar um mundo econômico mais livre.

Eu sei que houve rumores na mídia de conflito entre nossas duas exchanges, no entanto, a Binance mostrou repetidamente que está comprometida com uma economia global mais descentralizada enquanto trabalha para melhorar as relações da indústria com os reguladores. Estamos nas melhores mãos.”

SBF também ressaltou que a FTX.us, braço da corretora que opera exclusivamente nos Estados Unidos, é uma entidade separada que não é afetada pela negociação. Ele garante que os saques da FTX.us estão ocorrendo normalmente e também possui ativos lastreados de 1 para 1, operando normalmente.

Leia também:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading