Um relatório publicado pela ChainAlysis no começo do ano, afirmou que a Binance é a exchange que mais recebe bitcoins de criminosos.
“Binance e Huobi lideram entre as exchanges que receberam bitcoins ilícitos por uma margem significativa”, afirma o relatório.

Segundo a empresa, que presta consultoria para governos e exchanges no combate ao crime com bitcoin e criptomoedas, foram identificadas mais de 300 mil contas individuais na Binance e Huobi que tinham ligação com bitcoins provenientes de crimes.
A empresa de investigação acredita que esse volume gigantesco de transações ilícitas vem de OTCs dentro da exchange.
Grandes sim, pequenos não?
Apesar disso, a Binance foi acusada e assumiu que bloqueia pequenos usuários que usem bitcoin e queiram mais privacidade usando Coinjoin.
Se de um lado a empresa deixa entrar grandes quantias de bitcoin, possivelmente ligadas a atividades ilícitas conforme relatório da Chainalysis, do outro não deixa usuários transacionarem de forma privada.
No começo do ano, o usuário @bittlecat denunciou a Binance por ter seus fundos congelados ao usar um serviço de privacidade com bitcoin. Após grande repercussão, a Binance foi quase obrigada a devolver o dinheiro do investidor.
Veja mais sobre o congelamento de dinheiro na Binance.
A exchange também está sendo acusada de confiscar ilegalmente R$1 milhão de um ex-funcionário.
No inicio do ano, a corretora apoiou o take over do blockchain da Steem por Justin Sun. Ao que a comunidade desse blockchain respondeu com um fork, a Hive.
Resposta da Binance
Entramos em contato com a representante da Binance no Brasil, ela respondeu com o seguinte comunicado:
A Binance, como ecossistema blockchain e exchange de criptomoedas, leva compliance em alta consideração, estando comprometida em trabalhar com órgãos governamentais de todo o mundo para garantir um mercado sustentável e aumentar a adoção de cripto. Continuaremos aprimorando nossa tecnologia para KYC e AML, bem como as ferramentas dos parceiros terceiros com quem trabalhamos, para fortalecer ainda mais nossos padrões de conformidade.
Um dos nossos principais valores da Binance é proteger os usuários, seja melhorando a segurança da plataforma ou interrompendo transações suspeitas, colaborando com investigações dos órgãos governamentais. Sabemos da nossa responsabilidade de garantir a integridade de nossa plataforma e protegê-la de maus atores, incluindo traders ou corretores envolvidos em lavagem de dinheiro. À medida que o capital global se direciona para a criptoeconomia, estamos cientes da também crescente tendência de movimentos de fundos ilícitos nesse sentido, e estamos trabalhando com parceiros que pensam da mesma forma, como a Chainalysis, para melhorar os sistemas existentes e solucionar essas questões.
Em todas as jurisdições em que operamos, a Binance é compatível e segue os regulamentos locais e os requisitos da política de KYC. Construímos relações de confiança entre reguladores, instituições financeiras e o público por meio do que desenvolvemos e de nossos valores, e continuaremos a elevar ao máximo os esforços em direção à compliance com as políticas de AML, no mais alto padrão e na maior cobertura de ativos possível.
Conheça mais sobre a Binance no podcast Conexão Satoshi:
BitcoinToYou – Negocie criptomoedas sem pagar taxa
A primeira corretora do Brasil, negociamos criptomoedas desde 2010.
Abra sua conta grátis!
Abrir conta