Após Changpeng Zhao, CEO da Binance Holdings Ltd., fazer o anúncio do fundo de recuperação cripto nesta segunda-feira (14), o mercado parece ter começado a se recuperar, com o Bitcoin se aproximando dos US $17.000.
De acordo com CZ, conforme publicado em sua conta oficial no Twitter:
“Para reduzir ainda mais os efeitos negativos em cascata causados pela FTX, a Binance está criando um fundo de recuperação da indústria, para ajudar projetos que de outra forma seriam fortes, mas em uma crise de liquidez. Mais detalhes em breve. Enquanto isso, entre em contato com a Binance Labs se você acha que se qualifica.
Também aceitamos outros agentes do setor com dinheiro em espécie que queiram co-investir. O mercado cripto não vai acabar. Nós ainda estamos aqui. Vamos reconstruí-lo.”
O fundo se destina a estimular a confiança dos investidores após o dramático colapso da exchange FTX, de Sam Bankman-Fried, que acabou com cerca de $200 bilhões de dólares em capitalização de mercado. Zhao não anunciou nenhum detalhe.
Enquanto isso, havia sinais crescentes de que os clientes da exchange falida tinham poucas chances de recuperar grande parte de seus depósitos. A FTX Trading International detinha apenas US $900 milhões em ativos líquidos na quinta-feira (10), um dia antes de declarar falência, contra o débito de US $9 bilhões, de acordo com fontes familiarizadas com o assunto, conforme publicado pela Bloomberg.
Bankman-Fried, agora ex-CEO da FTX, foi questionado pela polícia e reguladores bahamianos no sábado (12). As autoridades locais nas Bahamas estão investigando se houve alguma conduta criminosa no colapso da FTX.
CEO da Binance: “Ninguém pode proteger um mau jogador”
Falando na Cúpula B20, na Indonésia, CZ se comprometeu a lançar um fundo para ajudar os mercados cripto a se recuperarem do colapso da FTX. Ele destacou algumas pessoas, que descreveu como maus atores no espaço cripto, que “tentam pegar atalhos para crescer rapidamente,” e pediu aos líderes da indústria para “estabelecer padrões fortes” em mercados digitais voláteis.
Zhao, que brevemente entreteve os planos de comprar a FTX mas desistiu um dia depois, pediu que seus parceiros do mercado se comportem melhor. “Ninguém pode proteger um jogador ruim,” disse ele.
Polícia das Bahamas interroga SBF
O ex-magnata cripto, Sam Bankman-Fried, foi entrevistado pela polícia e reguladores bahamianos no sábado (12), de acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto. Os inquéritos das autoridades aumentam a crescente pressão legal que Bankman-Fried está enfrentando desde que seu império desmoronou na última semana.
Nos EUA, ele está enfrentando o escrutínio da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) em relação à possível quebra de regulamentação sobre títulos.
Leia também: