A norte-americana Commodity and Futures Trading Commission (CFTC) entrou com uma ação judicial contra a Binance e seu CEO, os mercados reagiram negativamente.
Bitcoin abaixo dos US$27 mil com processo contra a Binance
Apesar das perspectivas boas do início da semana, o último ataque governamental contra o mercado de criptomoedas fez o bitcoin cair 4% nas últimas 24 horas.
As acusações da CFTC contra a Binance são enormes e incluem manipulação de mercado, atuação no mercado norte-americano sem as devidas regulamentações e fracas políticas de identificação dos usuários.
CZ e a Binance negam as acusações:
“A Binance.com não negocia com fins lucrativos ou “manipula” o mercado sob nenhuma circunstância. A Binance “negocia” em várias situações. Nossas receitas são em cripto.” – afirma a corretora em comunicado oficial.
O impacto no mercado parece ter sido pequeno, uma queda de 4% para o mercado de criptomoedas é algo comum. Já a Binance viu retiradas de ~US$500 milhões da exchange, segundo dados da Coinglass.
Ao mesmo tempo em que as corretoras de Bitcoin como Binance, Coinbase e Kraken são atacadas pelo governo, a Nasdaq anunciou o lançamento de serviços de custódia para criptoativos já no segundo trimestre de 2023.
Ambiguidade jurídica
Tanto a CFTC quanto a SEC têm interpretações diferentes em relação a cada ativo. Por exemplo, enquanto a SEC acredita que o ether (ETH) é um valor mobiliário, a CFTC diz que é uma commodity.
“Um título mobiliário aparentemente também pode ser uma commodity, exceto quando não é. E depende de qual regulador você pergunta e quando. Se você está confuso, você não está sozinho. Isso é realmente o melhor que a lei americana tem a oferecer?” – afirma o engenheiro de software da Ripple Neil Hartner.
A falta de clareza regulatória está sendo usada por burocratas norte-americanos com o objetivo de atacar e ganhar vantagem sobre o mercado de criptomoedas, afirma Jake Chervinsky, diretor jurídico da Blockchain Association.
Sinal de força da XRP é enorme
Enquanto os mercados derretem nesta terça, a XRP mostra um gigantesco sinal de força ao manter os ganhos de 24% dos últimos 7 dias e subir 3%.

Vejamos até quando a XRP continuará nadando contra a maré.
Vale lembrar que a Ripple (craidora da XRP) foi a primeira grande empresa do setor a ser processada por um órgão da burocracia estatal norte-americana e a decisão judicial está para sair, com grandes chances de vitória da Ripple Labs.