O Bitcoin tem passado por uma certa queda nos últimos dias, com o ativo apresentando dificuldades de se recuperar novamente acima da faixa de 200 mil reais. Nos últimos sete dias o BTC tem acumulado baixa de 12%.
Uma possível razão para isso pode ser o fato de que os mineradores de bitcoin vêm realizando lucros desde que o preço atingiu seu ponto mais alto, nos 42 mil dólares, de acordo com o CEO da CryptoQuant, empresa de análise de criptomoedas. Os dados também mostram que há muitos investidores “em cima do muro”, esperando por uma direção mais clara do mercado.
Mineradores despejando?
O Bitcoin está mostrando altos e baixos nesses últimos dias, com inclusive uma grande empresa vendendo suas posições após uma má interpretação de um relatório sobre um “gasto duplo” de bitcoin. Embora o preço tenha se recuperado após isso, novas quedas seguiram a maior criptomoeda em capitalização de mercado.
Segundo o analista Ki Young Ju, as movimentações de mineradores podem ter grande relação com o preço do bitcoin caindo no momento. Sobre isso, ele tuitou:
$BTC Miners' Position Index hit the 8-year high.
— Ki Young Ju 주기영 (@ki_young_ju) January 26, 2021
They've been moving an unusual amount of Bitcoins lately. It seems they're continuously realizing profits since 42k.
This is one of the reasons why I keep my bearish bias.
Chart 👉 https://t.co/3avuCYfaRI https://t.co/ltjeMLPCry pic.twitter.com/oOY6477pYn
“O ‘BTC Miners Position Index’ atingiu a maior alta em 8 anos. [Os mineradores] têm movimentado uma quantidade incomum de bitcoins recentemente. Parece que eles estão continuamente realizando lucros desde 42K. Esta é uma das razões pelas quais mantenho minha tendência de baixa.”
Segundo o índice da CryptoQuant, que observa proporção de BTC deixando as carteiras de todos os mineradores em relação à média móvel de um ano, um nível acima de 2 indica que a maior parte deles está vendendo suas posições. Atualmente, o BTC Miners Position Index mostra um nível de 2,88, maior até do que na alta de 2017 quando o bitcoin atingiu US$ 20.000.
Investidores indecisos
Por outro lado, também parece que a quantidade de stablecoins presentes nas bolsas agora está em um nível nunca antes visto. De acordo com a CryptoQuant, há cerca de US$ 4,16 bilhões em stablecoins que estão “à margem”.
All #Stablecoins reserve for all exchanges just hit the all-time high.
— CryptoQuant.com (@cryptoquant_com) January 26, 2021
Chart 👉 https://t.co/o6brPZy1eI pic.twitter.com/JsSygVyU8L
Possivelmente, muitos estão esperando tendências mais claras do mercado enquanto mantém posições em stablecoins nas corretoras de criptomoedas para se proteger da volatilidade.
Veja mais: Queda no preço do Bitcoin foi prevista por dados de hold dos mineradores, entenda o que é o MRI