O Bitcoin tem passado por uma certa queda nos últimos dias, com o ativo apresentando dificuldades de se recuperar novamente acima da faixa de 200 mil reais. Nos últimos sete dias o BTC tem acumulado baixa de 12%.

Uma possível razão para isso pode ser o fato de que os mineradores de bitcoin vêm realizando lucros desde que o preço atingiu seu ponto mais alto, nos 42 mil dólares, de acordo com o CEO da CryptoQuant, empresa de análise de criptomoedas. Os dados também mostram que há muitos investidores “em cima do muro”, esperando por uma direção mais clara do mercado.

Mineradores despejando?

O Bitcoin está mostrando altos e baixos nesses últimos dias, com inclusive uma grande empresa vendendo suas posições após uma má interpretação de um relatório sobre um “gasto duplo” de bitcoin. Embora o preço tenha se recuperado após isso, novas quedas seguiram a maior criptomoeda em capitalização de mercado.

Segundo o analista Ki Young Ju, as movimentações de mineradores podem ter grande relação com o preço do bitcoin caindo no momento. Sobre isso, ele tuitou:

“O ‘BTC Miners Position Index’ atingiu a maior alta em 8 anos. [Os mineradores] têm movimentado uma quantidade incomum de bitcoins recentemente. Parece que eles estão continuamente realizando lucros desde 42K. Esta é uma das razões pelas quais mantenho minha tendência de baixa.”

Segundo o índice da CryptoQuant, que observa proporção de BTC deixando as carteiras de todos os mineradores em relação à média móvel de um ano, um nível acima de 2 indica que a maior parte deles está vendendo suas posições. Atualmente, o BTC Miners Position Index mostra um nível de 2,88, maior até do que na alta de 2017 quando o bitcoin atingiu US$ 20.000.

Investidores indecisos

Por outro lado, também parece que a quantidade de stablecoins presentes nas bolsas agora está em um nível nunca antes visto. De acordo com a CryptoQuant, há cerca de US$ 4,16 bilhões em stablecoins que estão “à margem”.

Possivelmente, muitos estão esperando tendências mais claras do mercado enquanto mantém posições em stablecoins nas corretoras de criptomoedas para se proteger da volatilidade.

Veja mais: Queda no preço do Bitcoin foi prevista por dados de hold dos mineradores, entenda o que é o MRI

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br