Com as condenações de Lula relacionadas à Lava Jato anuladas pelo ministro do STF Edson Fachin, o ex-presidiário petista volta a ser elegível e os mercados reagem fortemente. O Supremo Tribunal Federal decidiu que a Justiça Federal do Paraná não era competente para julgar o caso de Lula em relação ao caso do triplex de Guarujá, sítio de Atibaia e o caso das doações ao Instituto Lula.

As redes sociais se dividiram em relação ao caso, principalmente em opiniões relacionadas a restauração dos direitos políticos do ex-presidente e sua possível eleição. O mercado, por sua vez, rapidamente reagiu com investidores protegendo seu patrimônio em dólar, causando uma queda de 2% no real em relação à moeda estrangeira.

Queda de aproximadamente 2,12% do real em relação ao dólar nesta segunda-feira. Fonte: TradingView.

O bitcoin também disparou com alta de +5,04% no Brasil em comparação com apenas 1,97% no exterior. O bitcoin é negociado a R$298.676,00 e se aproxima de outro recorde com esse novo impulso do dólar, em algumas exchanges como Binance, FTX e Mercado Bitcoin a criptomoeda atingiu a marca dos 300 mil.

Ou seja, mais uma vez reforçando como o preço do Bitcoin em real é beneficiado com a alta do dólar, se tornando mais uma alternativa viável para proteção de patrimônio contra o chamado ‘risco Brasil’. 

Satoshi Nakamoto não acreditava na política

Para o economista Fernando Ulrich “Lula já começa a empobrecer o brasileiro sem nem disputar uma eleição sequer. Veja a força do homem. O mercado sabe se proteger. Assalariados não.” Ulrich ainda afirmou que o Brasil está a caminho de virar a Argentina. 

As questões políticas e sociais sempre estiveram envoltas no debate sobre bitcoin e criptomoedas. Em relação à política, o criador do Bitcoin não tinha esperanças, mas ele acreditava que as novas tecnologias como o bitcoin poderiam dar uma enorme vantagem na luta pela liberdade por anos. 

Sim, [não encontraremos uma solução para os problemas políticos na criptografia], mas podemos vencer uma grande batalha na corrida armamentista e ganhar um novo território de liberdade por vários anos. Os governos são bons em cortar as cabeças de uma rede centralmente controlada como o Napster, mas redes P2P puras como Gnutella e Tor parecem estar segurando suas próprias. – Bitcoin P2P e-cash paper

Os políticos no Brasil têm histórico de gerir pessimamente a economia, Fernando Collor é o maior exemplo desse descaso com o confisco da poupança. Até 2009 o brasileiro não tinha muitas alternativas para se livrar do poder de confisco estatal, mas com o bitcoin o cenário muda. 

Não precisamos mais confiar em políticos ou na sua honestidade e benevolência para obter uma boa reserva de valor. 

Leia mais: França considera uso da Ripple para emissão de moeda digital, diz relatório

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br