O Bitcoin conquistou ganhos percentuais de três dígitos nos últimos dois meses. No entanto, uma importante métrica ficou bastante otimista após o recente halving, mostrando sinais de que a criptomoeda ainda encontrará espaço para crescer.

O maior criptoativo por capitalização de mercado está sendo negociado perto de R$ 55.800 no momento na Foxbit, um aumento de 114% em relação à baixa de 12 de março.

E embora isso possa fazer com que alguns investidores pensem que a criptomoeda está supervalorizada, uma métrica na cadeia chamada “Puell Multiple”, que marcou o preço mais baixo em março, está sugerindo o contrário.

O Puell Multiple indica que bitcoin está barato

O Puell Multiple é calculado dividindo o valor da emissão diária de bitcoins em dólares americanos pela média móvel de 365 dias do valor da emissão diária. Atualmente, está abaixo de 0,5, de acordo com os dados fornecidos pela empresa de inteligência blockchain Glassnode.


Quer ganhar Bitcoins?
A gente te ajuda nisso.
Abra uma conta grátis!


 

Puell Multiple bitcoin
Puell Multiple em 2020. Fonte: Glassnode.

Uma leitura abaixo de 0,5 indica que o valor das moedas recém-emitidas diariamente é bastante baixo comparado aos padrões históricos.

Dados históricos mostram que os mercados de baixa tendem a terminar com a queda do múltiplo Puell abaixo de 0,50.

O múltiplo Puell é geralmente influenciado por variações de preço. Por exemplo, se os preços caírem, o valor em dólares da emissão diária diminui, empurrando o índice para baixo.

A emissão diária refere-se ao número de moedas adicionadas ao ecossistema pelos mineradores, que as recebem como recompensa por blocos de mineração no blockchain da criptomoeda.

As mineradoras operam principalmente em dólar e cobrem o custo da mineração descarregando os novos bitcoins vendendo-os no mercado.

No entanto, a oferta reduzida de novos bitcoins também pode pesar no Puell Multiple. Essa parece ser a razão por trás do recente movimento descendente da relação.

Queda do índice pelo halving do Bitcoin

A última leitura abaixo de 0,5 no Puell Multiple é o resultado de uma redução programada na emissão diária.

O Bitcoin passou pelo terceiro halving em 11 de maio, e após isso as recompensas por bloco caíram de 12,5 BTC para 6,25 BTC. A métrica então caiu de 1,13 para 0,41 imediatamente após o evento e parece ter atingido os 0,37 em 17 de maio.

Em outras palavras, o suprimento diário de mineração diminuiu significativamente desde 11 de maio devido ao halving e à capitulação resultante – os pequenos e ineficientes mineradores estão reduzindo as operações devido à redução da lucratividade.

A média de sete dias do hashrate, ou o poder de mineração recrutado para minerar blocos na blockchain, caiu de 120 exahashes por segundo para menos de 100, de acordo com a fonte de dados CoinMetrics.

As baixas no Puell Multiple, vistas após os halvings anteriores marcaram o início de novas grandes altas no preço do bitcoin.


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!